antrquinonas

579 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO: A Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana)é uma erva medicinal utilizada pelos nativos norte _americanos desde a antiguidade cujo efeito esperado e o laxativo .Ela age provocando uma irritação intestinal que ocasiona o aumento dos movimentos peristálticos ,promovendo assim a evacuação. Os compostos laxativos da cáscara sagrada são empregados por mais de 2.000 anos para fins terapêuticos .porém ,o emprego abusivo das substâncias laxantes e os problemas de saúde ocasionados pelo seu uso excessivo tornaram se preocupantes pela ótica profissional da saúde . A cáscara sagrada é recomendada para casos de constipação mais grave e para realização de alguns exames ,contudo, apesar de ser um laxante de origem natural, fitoterápico, é preciso atentar ao risco de efeitos colaterais .
O uso de laxantes para tratar a constipação intestinal é comum em crianças ,jovens ,idosos e mulheres na menopausa .Entretanto há indivíduos que abusam dessas substâncias laxativas ,destacando-se aqueles que apresentam anorexia nervosa ou bulimia ,ou simplesmente que sofrem de problemas relacionados ao trânsito intestinal e acreditam que somente uma dose de laxantes possa solucionalá-los .
A prescrição de laxantes por médico brasileiros é de aproximadamente, em 85% dos pacientes que buscam consulta médica queixando-se de constipação, enquanto medidas alternativas poderiam ter sido tomadas .Alguns dos laxantes prescritos podem conter substâncias que alteram as funções motoras ,absortivas e secretórias do trato gastrointestinal causando diarreia ,desidratação e má nutrição . Evidências cientificas apontam que a cáscara sagrada deve e pode ser prescrita como laxante, mas somente nos casos em que realmente há impossibilidade de evacuação mesmo com as interações nutricionais . OBJETIVO: Verificar a presença ou ausência de antraquinonas na droga vegetal.

Materiais e Metodologia: REAGENTES:

Relacionados