PS - Projeto de sistema inttegrado de oportunidades de trabalho para pessoas em situação de rua

542 palavras 3 páginas
EDITAL PS-2013-2
Sistema de gerenciamento e distribuição de oportunidades de inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.
A intenção da proposta é criar um sistema que possibilite uma troca mais enriquecedora entre a cidade e as pessoas que vivem em sua margem, ou melhor, as que vivem bem em seu centro e que muitas vezes passam despercebidas por nossas rotinas diárias.
Baseado no relato em vídeo de integrantes do Movimento População de Rua do Espírito Santo podemos ver que o que falta para essas pessoas não é julgamento, nem pena, nem medo, e sim oportunidades.
Alguns órgãos existem para dar assistência a essas pessoas, mas será que estão fazendo da maneira adequada? Esse problema não será solucionado pela utilização de força bruta ou sem que as pessoas em situação de rua vejam propostas reais e significativa de mudanças em suas vidas.
Em maio de 2013 a Revista Forum publicou um estudo realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro junto a pessoas em situação de rua na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro junto com 1.247 pessoas e revelou que 13% delas eram analfabetas, 65% não bebiam e 62% não usavam drogas. O resultado deste estudo serve para ver a maioria dos cidadãos confundem moradores de rua com usuários de drogas. O levantamento ainda mostrou que 1.049 do total de pessoas dessa amostra não possuíam acesso a benefícios assistenciais por falta de documentos.
Em Vitória já existe o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede da proteção social especial, tendo como finalidade principal a acolhida imediata deste público. No espaço, pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de oficinas socioeducativas. As atividades são voltadas para a

Relacionados