Príodo Joanino Resumo

349 palavras 2 páginas
Em novembro de 1807, as tropas francesas napoleônicas invadiram Portugal. O rei português (D. João VI) e sua corte fugiram para o Brasil. Em 22 de janeiro de 1808, a família real chegou ao Brasil, dando início ao Período Joanino.
O período joanino caracterizou-se pelo esforço da Coroa Portuguesa querendo estabelecer um equilíbrio entre os interesses dos grandes proprietários de terras brasileiros e os dos comerciantes. Estabeleceram-se impostos pesados e progressivos, necessários à manutenção do luxo da Corte.
Para evitar incompatibilidades, foram concedidos à aristocracia rural alguns privilégios fiscais. O absolutismo permaneceu em vigor, mas sempre fazendo concessões aos senhores de terra que eram atraídos para a Corte através da outorga de títulos.
Com a vinda da família real de Portugal para o Brasi, a colônia se tornou sede da monarquia portuguesa, e sua situação político-econômica logo se modificou. Dias após a sua chegada, o príncipe regente dom João assinou o Decreto de Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas. Além de liberar os portos para o comércio internacional, esse decreto marcou o fim do pacto colonial, extinguindo o monopólio comercial lusitano, ou seja, a obrigação de o Brasil comerciar exclusivamente com Portugal, inaugurando o início do domínio inglês.
Para organizar as finanças e fazer frente às novas despesas, foi criado o Banco do Brasil. Sua função principal era obter fundos para cobrir os pesados gastos da corte, além de realizar transações comerciais.
Fim do Período Joanino
Após a expulsão dos franceses e, na sequência, a Revolução Liberal do Porto, as Cortes de Portugal (compostas por 205 deputados), passaram a exigir o retorno de D. João VI. Em abril de 1821, com receio de perder a Coroa, D. João VI retornou para Portugal. Seu filho D. Pedro ficou no Brasil como príncipe-regente.

Conclusão
O Período Joanino foi uma época de avanços no Brasil, principalmente nas áreas de educação, cultura e administração pública. Por outro

Relacionados