Príncipios de Radiopreteção

1082 palavras 5 páginas
PRÍNCIPIOS DE RADIOPROTEÇÃO

BRUNO SCHIMDT
NICOLAS MARÇAL
RENAN MOREIRA

TURMA 350

Este trabalho é apresentado como elemento parcial de G1 da disciplina de Ondas e física moderna. Prof. Adriano F. Feil.

PORTO ALEGRE, JUNHO DE 2014.
Introdução
A radioproteção humana é uma preocupação recente, que surgiu praticamente junto com o descobrimento dos Raios-X por Roentgem em 1885. Essa preocupação cuida, entre outras coisas, conjunto de medidas que visam proteger o ser humano e seus descendentes contra possíveis efeitos indesejados causados pela radiação ionizante (CNEN 2005). A radioproteção humana está bastante desenvolvida, com padrões rígidos internacionalmente aceitos. Estes padrões são propostos pela International Commission on Radiological Protection – ICRP, sendo acatado por países membros através de legislação própria.

Radiação
1 Conceito

Radiação é a propagação da energia de um ponto para outro, em forma de partículas de ondas através de meio físico, líquido ou gasoso.

2 Tipos de Radiação

2.1 Radiação Ionizante

A radiação ionizante é a designação dada às radiações de tipo eletromagnético e corpuscular, que ao entrarem em contato com a matéria, causam direta ou indiretamente a criação de iões. Dependendo da quantidade de energia, a radiação pode ser ionizante (alto nível de energia) ou não-ionizante (baixa energia).
A radiação ionizante tem inúmeras aplicações na vida humana: medicina nuclear (radioterapia), exames de diagnósticos (raio X), indústria bélica, conservação de alimentos, agricultura, entre outras.
Qualquer radiação pode ser prejudicial à saúde, tendo em conta o tempo de exposição e a intensidade da radiação. Contudo, a exposição inadequada às radiações ionizantes pode causar graves danos à saúde das pessoas ou dos animais.

2.2 Radiação não Ionizante

As radiações não ionizantes são as que não produzem ionizações, ou seja, não possuem energia

Relacionados