Prática pedagógicas - Língua Portuguesa

1133 palavras 5 páginas
A PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS E ANÁLISES LINGUÍSTICAS

Segundo Antunes (2003) a arte da escrita para muitos se detém à prática de escrita mecânica, centrando-se na reprodução de sinais gráficos e memorização de regras ortográficas. Desse modo, a forma como são realizados os exercícios em sala de aula, criando lista de palavras ou formando frases soltas, sem qualquer vinculo dentro do contexto, distanciam os alunos de interagirem uns com os outros, construindo nos textos com unidade que consigam expressar suas intenções com sentido.
A mesma também frisa que essa prática de escrita se limita a fixação de separação de sílabas, reconhecimento de dígrafos, encontros vocálicos e consonantais, sendo uma prática improvisada na qual não importa o que se diga, se faça, o que vale simplesmente é realizá-la.
Assim diz a autora acerca da escrita:

A atividade da escrita é, então, uma atividade interativa de expressão, ( ex -,”para fora”), de manifestação verbal das ideias, informações, intenções, crenças ou dos sentimentos que queremos partilhar com algum, para, de algum modo, interagir com ele. Ter o que dizer é portanto, uma condição prévia para o êxito de escrever ( ANTUNES, 2003, p.45)

A escrita é descrita pela autora, como uma atividade na qual seu interlocutor manifesta desde ideias a sentimentos, e para que esta atividade seja concluída é necessário apenas se ter o que dizer, sendo as palavras uma ponte entre quem fala e quem escuta, entre aquele que escreve e aquele que lê, por isso deve-se expandir o vocabulário, aprimorando a escrita através da prática dos gêneros textuais.
Ao longo dos tempos observou-se a funcionalidade da escrita dentro de uma sociedade pelo papel que a mesma cumpre ao se realizar em diferentes gêneros e contextos.

Em relação à escrita, Antunes diz que “a escrita compreende etapas distintas e integradas de realização (planejamento, operação e revisão), as quais, por sua vez implicam da parte de quem escreve uma série de

Relacionados