Prova do Maternal

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
FILOSOFIA MODERNA: racionalismo e empirismo
Descartes (1596 – 1650) o pai da filosofia moderna, representante do racionalismo, iniciou um tipo de reflexão. Ao analisar o processo pelo qual arazão atinge a verdade, usou o recurso da dúvida metódica. Começou duvidando de tudo: do senso comum, dos testemunhos dos sentidos, das verdades deduzidas pelo raciocínio, da realidade do mundo exterior edo próprio corpo. Só parou de duvidar diante do seu próprio ser que duvida. Se duvido, penso: “Penso, logo existo”.
A partir da capacidade do conhecimento pelo sujeito que conhece, Descartes introduzuma grande modificação no pensamento moderno: “o pensamento, metodicamente conduzido, encontra primeiramente em si os critérios de permitirão estabelecerem algo como verdadeiro”.
Ou seja, trata-seda crença na autonomia do pensamento, a ideia de que a razão, bem dirigida, basta para encontrar a verdade. Ele acredita que as ideias nascem conosco.
Enquanto Descartes prioriza a razão como ponto departida para o conhecimento, Bacon e Locke desenvolve o empirismo. A palavra empirismo vem do grego empeiria que significa experiência.
Francis Bacon valoriza a indução, necessidade da experiência,criticando o caráter estéril da logica. Na mesma linha temos LOCKE, afirmando que nada está no espirito que não tenha passado primeiro pelos sentidos. Ao contrário do racionalismo, o empirismoenfatiza o papel da experiência no processo de conhecimento. Ele acreditava que quando nascemos somos uma tábula rasa (ou seja, nascemos sem ideias e experiências) e só adquirimos conhecimento após aexperiência sensível.
 O REALISMO DA PEDAGOGIA
Tanto as ideias racionalistas e empiristas associada ao renascimento científico influenciaram os pedagogos, cada vez mais interessados pelo método e pelorealismo em educação. Buscavam métodos diferentes, para tornar a educação mais agradável e ao mesmo tempo eficaz, na vida prática. (Não sendo tão diferente nos dias de hoje)
“Ser realista, do latim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maternal.
  • Maternal
  • Maternal
  • Maternal
  • maternal
  • maternal
  • Maternal
  • Maternal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!