quimica

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV
ENGENHARIA DE MECÂNICA


DIVANIL TRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI



Prática N° 04 (04/09/2014):

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DE ELEMENTOS DE UMA MESMA FAMÍLIA DA TABELA PERIÓDICA




Disciplina: Química Experimental
Professor (a): Kirlene Salgado Fernandes Penna

VILA VELHA
SETEMBRO – 2014




DIVANILTRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI



SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DE ELEMENTOS DE UMA MESMA FAMÍLIA DA TABELA PERIÓDICA


Relatório do curso de graduação de Engenharia mecânica apresentado
a Universidade de Vila Velha – UVV,
como parte das exigências da disciplina
de química experimental sob orientação do Professor (a) Kirlene.






VILA VELHASETEMBRO – 2014

INTRODUÇÃO

Elementos de uma mesma família da tabela periódica apresentam propriedades químicas semelhantes. Isto ocorre porque as estruturas eletrônicas periféricas são iguais, pelo menos entre os elementos representativos. Como as propriedades químicas dos elementos dependem, em grande parte, da estrutura eletrônica da camada de valência,
compreendem-se as semelhanças entre oselementos de uma mesma família. Por outro lado, as propriedades são apenas semelhantes e não iguais, existindo, de modo geral também diferenças importantes.
Nessa prática serão estudada a semelhança e diferença entre os elementos das seguintes famílias:
Metais Alcalinos:

Os Alcalinos são os elementos do Grupo 1 (1A) da Tabela Periódica, constituindo uma família ou uma série química. Formadapelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).

Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos.
Equação química da reação de um metal alcalino (exemplo: lítio) coma água:

2 Li(s) + 2 H2O(l) → 2LiOH(aq) + H2(g)

São metais de baixa densidade, e moles. Altamente eletropositivo e reativos. A eletropositividade e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido, se visto doponto de vista cinético (velocidade da reação) a reatividade tende a crescer de cima para baixo, pois quanto maior os átomos mais fácil de perder o seu elétron de valência e mais rápido reagem. Apresentam um único elétron nos seus
níveis de energia mais externos (em subnível s), tendendo a perdê-lo, transformando-se em íons monopositivos M+.


Alcalinos terrosos:
Os alcalinos terrosos são oselementos químicos do grupo 2 A da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, e são os seguintes: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra). Este último apresenta um tempo de vida média muito curta. O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas). Apresentameletronegatividade ≤ 1,3 segundo a escala de Pauling. Este valor tende a crescer no grupo de baixo para cima. São metais de baixa densidade, coloridos e moles. Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidróxidos fortemente básicos. São todos sólidos. Todos apresentam dois elétrons no seu último nível de energia(em subnível s), com tendência a perdê-los transformando-se em íons bipositivos, M2+. Esta tendência em perder elétrons, denominada eletropositividade cresce na família de cima para baixo, sendo o menos eletropositivo, o berílio.

→ Mg2+ +

A reatividade dos metais alcalino-terrosos tende a crescer no mesmo sentido.

Halogênios:

Os Halogênios é o grupo 7A da tabela periódica, formado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!