protozuários

911 palavras 4 páginas
Protozoários

Seres vivos unicelulares e microscópicos pertencentes ao Reino Protista. São eucariontes, ou seja, apresentam núcleo dotado de uma membrana denominada carioteca, que separa o material genético do citoplasma.

Algumas espécies de protozoários têm vida livre. Outras vivem como parasitas em organismos de animais, ocasionando doenças infecciosas e parasitárias.

Os protozoários são classificados em quatro grupos, segundo a presença e o tipo de estrutura de locomoção. Quando existe, a organela de locomoção também serve para captar alimentos. Os rizópodes ou sarcodíneos, como a ameba, movimentam-se por meio de pseudópodes (expansões do citoplasma). Os flagelados ou mastigóforos, como a leishmania, causadora da leishmaniose, e o Trypanosoma cruzi, que provoca a doença de Chagas, possuem um ou vários flagelos (estruturas longas semelhantes a um fio) para a locomoção. Os ciliados, como o paramécio, deslocam-se por meio de cílios (pequenas hastes curtas e numerosas) em volta da membrana. Os esporozoários, como o plasmódio, causador da malária, não têm estruturas locomotoras e são sempre parasitas. Podem viver em vários locais do organismo do hospedeiro, como no interior das células, nos líquidos corporais ou ainda em cavidades de órgãos

Características gerais dos protozoários

A membrana plasmática da célula de um protozoário pode ser simples ou recoberta por uma carapaça calcária rígida. Através dela são realizadas as trocas gasosas e a absorção e excreção de substâncias.
A digestão é realizada através de vacúolos digestivos, estruturas que se formam no interior da célula após a ingestão de partículas externas. Os resíduos são excretados, juntamente com o vacúolo, podendo ser eliminados por toda a superfície celular.
Existem três tipos de estruturas locomotoras: os pseudópodes, os cílios e os flagelos. Os pseudópodes são expansões transitórias do citoplasma, os cílios são filamentos

Os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e

Relacionados

  • Toxicologia alimentos
    78316 palavras | 314 páginas