protocolos de acesso multiplo

Páginas: 14 (3379 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIAS – IFG CAMPUS GOIÂNIA
DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS IV
REDES DE TELECOMUNICAÇÕES












PROTOCOLOS DE ACESSO MÚLTIPLO









Goiânia, dezembro de 2014






PROTOCOLOS DE ACESSO MÚLTIPLO
Principais características, equacionamento e
Gráficos de desempenho













IntroduçãoEm muitas redes de telecomunicações desejamos compartilhar um determinado recurso de comunicação entre diversos transmissores independentes, tornando necessário estabelecer regras para regular o acesso a este recurso. Ao conjunto destas regras denomina-se protocolo de múltiplo acesso.
O conceito de múltiplo acesso está presente nos sistemas de telecomunicações desde seus primórdios. Por exemplo,em 1965, o primeiro satélite geoestacionário de uso comercial, denominado Early Bird ou INTELSAT I, já permitia o compartilhamento de um transponder através de uma técnica de Múltiplo Acesso denominada Múltiplo Acesso por Divisão de Frequência (FDMA); e em 1971 a Universidade do Havaí criou uma rede para interconectar seus computadores através de um canal rádio, utilizando a técnica de múltiploacesso denominada Aloha, proposta por Norman Abranson em 1970.
Atualmente, o múltiplo acesso está presente em quase todas as redes e sistemas de telecomunicações, como nas redes locais de computadores e nas redes metropolitanas, com ou sem fio, nas redes de comunicação por satélite, nas redes de comunicação móvel celular e nas redes de acesso sem fio.















DesenvolvimentoProtocolos de acesso múltiplo:
Slotted Aloha
Um dos protocolos mais simples é o slotted ALOHA. Nesse protocolo, o tempo de transmissão é dividido pelo número de quadro formando intervalos, de fato que um intervalo é igual ao tempo de transmissão de um quadro. Cada nó conhece o início do intervalo. Em cada colisão, todos os nós identificam a mesma antes mesmo do término do intervalo. Quandoum nó tem algum quadro para enviar, ele espera até o início do próximo intervalo e o envia, se for detectada colisão, ele espera um tempo aleatório e envia novamente. Note-se que quando um nó quer enviar um quadro ele o envia no primeiro intervalo que aparecer e, se não tiver colisão e for preciso o envio de outro quadro, o nó o fará no próximo intervalo, até que termine os quadros ou que haja umacolisão e tenha que esperar um tempo aleatório. A "chave" desse protocolo é que se vários nós estiverem enviando, os intervalos que houver colisões serão desperdiçados e certos intervalos não serão utilizados, porque o tempo aleatório citado acima tem um caráter probabilístico. Ou seja, é como jogar a moeda, se der cara ele envia, se der coroa ele espera mais um tempo. Portanto este não é umprotocolo tão eficiente para uma rede com muitos nós enviando, sempre, informações.
1) tempo é dividido em compartimentos de tamanho igual (= tempo de transmissão de um pacote);
2) nó com pacote pronto: transmite no início do próximo compartimento;
3) se houver colisão: retransmite o pacote nos futuros compartimentos com probabilidade p, até que consiga enviar.

Eficiência do Slotted Aloha:Suponha que N estações têm pacotes para enviar:
1) cada uma transmite num compartimento com probabilidade p
2) prob. Sucesso de transmissão, S, é:
por um único nó: S= p (1-p)(N-1)
por qualquer um dos N nós:
S = Prob. (apenas um transmite)
= N p (1-p)(N-1) … escolhendo p ótimo quando N -> infinito ...
= 1/e = .37 quando N -> infinito
Resp.: No máximo uso do canal para envio de dados úteis:37% do tempo!

Aloha Puro
O protocolo slotted aloha requer que todos os nós sincronizem suas transmissões para que comecem no início de um intervalo. O primeiro protocolo ALOHA era, na realidade, um protocolo sem intervalos e totalmente descentralizado. No ALOHA puro, quando um quadro chega pela primeira vez (isto é, um datagrama de camada de rede é passado para baixo a partir da camada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protocolos de acesso multiplo
  • Protocolo de Acesso Multiplo
  • Redes de acesso multiplo
  • Protocolos De Acesso Aleat Rio
  • protocolo de regulação de acesso à Oncologia
  • LDAP
  • Protocolos de acesso ao meio
  • Protocolo da Camada de Acesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!