Propriedadesfsicasdoscompostosorgnicos 130316152701 Phpapp01

3402 palavras 14 páginas
FACEG – FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

AGRONOMIA
QUÍMICA ORGÂNICA

Prof.: Ms. Marcos Valentino.
2º/2012

Propriedades Físicas dos
Compostos
Orgânicos

- Forças Intermoleculares
- Ponto de Fusão
- Ponto de Ebulição
- Polaridade
- Solubilidade

Polaridade
 A polaridade de uma molécula refere-se às

concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.

Polaridade - Molécula
Conceitos para Relembrar I:
 Molécula: é um conjunto

eletricamente neutro de dois ou mais átomos unidos por pares de elétrons que se comportam como uma única partícula.

Propriedades Físicas

Polaridade – Molécula e Átomo
Conceito para Relembrar II:
 Molécula: Quando iniciou-se o estudo e formulação da teoria atômica, era dado o nome de átomo a qualquer entidade química que poderia ser considerada fundamental e indivisível. As observações no comportamento dos gases levaram ao conceito de átomo como unidade básica da matéria e relacionada ao elemento químico, desta forma, houve uma distinção da molécula como "porção fundamental de todo composto", obtida pela união de vários átomos por ligações de natureza diferente.

Conceitos para Relembrar III:
 Basicamente, o átomo abriga em seu núcleo partículas elementares de carga elétrica positiva (prótons) e neutra ( nêutrons), este núcleo atômico é rodeado por uma nuvem de elétrons em movimento contínuo
(eletrosfera). A maioria dos elementos não são estáveis, por isso, quando dois átomos se aproximam, há uma interação das núvens eletrônicas entre si.
Esta interação se dá também com os núcleos dos respectivos átomos, isto acaba por torná-los estáveis. Os átomos se ligam e formam agregados de moléculas.
Propriedades Físicas

Polaridade
 Molécula polar - A soma

 Molécula apolar - A soma

vetorial, dos vetores de polarização é diferente de zero.  Moléculas polares possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração

Relacionados