Quest Es Teoria Da Burocracia Vin Cius N

330 palavras 2 páginas
Questões – Teoria da Burocracia

1) Cite algumas características principais da burocracia de Weber.
Podemos citar como características: a divisão de trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade, regras e padrões, compromisso profissional, registros escritos e impessoalidade.

2) Quais as funções da burocracia? Explique-as.
3) Especialização: objetiva o crescimento da produção. A burocracia permite especializar um trabalhador em uma área que ele é mais habilidoso.
Estrutura: tem função de dar forma ou conteúdo à organização, ou seja, há uma hierarquia de comando e cada nível há sua responsabilidade. Previsibilidade: ela capacita a estabilidade à empresa através de experiências válidas passadas. Como por exemplo: regras, regulamentos entre outros
Racionalidade: enfatiza a razão em deixando de lado emoções pessoais, opiniões fazendo assim o melhor julgamento de acordo com o objetivo.
Democracia: tem por objetivo estabelecer a competência como a única base para o alcance e manutenção de um cargo. A capacidade do individuo o classifica.

4) Quais as vantagens de desvantagens da burocracia?
Uma das várias vantagens da burocracia, citaremos a previsibilidade, quando bem aplicada, pode dar ao administrador total controle sobre a empresa e seus processos.
Uma desvantagem é a estagnação da empresa, pois avaliar precisamente todos os processos, gastando certo tempo, que pode ser considerado como perdido.

5) O ideal de burocracia de Weber ainda é válido? Quais os pontos fortes de fracos desse ideal?
Sim ainda é válido, dentro de algumas organizações é possível ver a burocracia de Weber ser funcional. Divisão de trabalho, hierarquia de autoridade por exemplo.
Um dos pontos fortes é que podemos trabalhar de forma organizada e com disciplina. Um ponto fraco é que o fato de ser burocrático o tempo despendido é mais alto.

6) Qual é a correta distinção entre poder e persuasão na Teoria da Burocracia? O Poder é usado como um instrumento de coação, como ameaça, para

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas