PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS

Páginas: 6 (1486 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
ENGENHARIA CIVIL








PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS







LUCAS EVANGELISTA
MARCELO MOREIRA
ANDRÉ VIEIRA










SALVADOR, BAHIA.
2014
1. RESUMO

Trabalho realizado para testes de compressão e tração, na maquina universal de ensaio de tração e compressão, onde diversos materiais como o alumínio, o aço 1045 e o ferro fundido,serviram de base para esse experimento. Com este trabalho pode-se perceber a relação que os materiais apresentam como as suas propriedades mecânicas (dureza, fragilidade, rigidez). Esta percepção só é possível, através dos gráficos gerados, pelo programa computacional, que consegue verificar a força x deformação dos materiais.
Palavras chaves: Compressão, tração, e materiais.2. INTRODUÇÃO
Com base em Dalcin (2007, pag. 8) o trabalho irá consistir na aplicação de uma carga de tração crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Ou a aplicação de uma carga de compressão em um corpo de prova especifico até o seu “mínimo tamanho”. São ensaios amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dadosquantitativos das características mecânicas dos materiais.

Geralmente o ensaio de tração é realizado na máquina Universal que recebe este nome por possibilitar a realização de diversos tipos de ensaios. O corpo de prova é fixado por suas extremidades nas garradeiras da máquina. Esta provoca uma força axial para fora de modo a aumentar comprimento do corpo de prova.

Com esses ensaios, pode-seafirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material.

Com base em Dalcin (2007,pag. 10) a uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do provete, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material pode ser ele tanto como imperfeições ou até mesmo o material serforjado de maneira incorreta, promova a ruptura do mesmo.
Segundo a NBR 6152 (2002) nos corpos de provas normalmente a seção reta é circular, porém corpos de provas retangulares também são usados. Durante os ensaios, a deformação fica confinada à região central, mais estreita, do corpo de prova. O diâmetro padrão é aproximadamente 12,8 mm, enquanto a seção reduzida deve ser pelo menos quatro vezesesse diâmetro(comprimento da secção é de aproximadamente 60mm). O corpo de prova é preso pelas extremidades nas garras de fixação do dispositivo de testes. A máquina de ensaio de tração é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante, além de medir contínua e simultaneamente a carga instantânea aplicada e os alongamentos resultantes, isso com o auxilio de extensômetros.
Quando umcorpo de prova é submetido a um ensaio de tração, a máquina de ensaio fornece um gráfico que mostra as relações entre a força aplicada e as deformações ocorridas durante o ciclo. Mas o que interessa para determinação das propriedades do material ensaiado é a relação entre a tensão e a deformação.


Figura 1.1 Curva tensão – deformação convencional.
Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFrAAG/ensaios-mecanicos

Assume-se que a deformação elástica é independente do tempo, ou seja, quando uma carga é aplicada, a deformação elástica permanece constante durante o período em que a carga é mantida constante. Também é assumido que após a remoção da carga, a deformação é totalmente recuperada, ou seja, a deformação imediatamente retorna para o valor zero (DALCIN, 2007).

Figura 1.2...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • propriedades mecanicas dos materiais
  • Propriedades mecanicas dos materiais
  • Propriedades mecanicas dos materiais
  • PROPRIEDADES MECANICAS DOS MATERIAIS
  • Propriedades mecânicas dos materiais
  • propriedades mecanicas dos materiais
  • Propriedades mecanicas dos materiais
  • Trabalho Propriedades mecanicas dos materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!