Propriedade coligativas F sico Qu mica

1295 palavras 6 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO MARANHÃO
TÉCNICO EM QUÍMICA
MÓDULO II
PROFESSOR: THIAGO PAULO

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

BACABAL – MA
2014
INTRODUÇÃO
Quando adicionamos um soluto não-volátil a um solvente, a solução obtida apresenta propriedades diferentes das do solvente puro, as quais são chamadas de Propriedades Coligativas.
No presente estudo analisamos algumas dessas propriedades coligativas e suas aplicações no dia a dia.

Crioscopia:
Também conhecida como Criometria, a Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil.
Por exemplo: O ponto de congelamento da água pura e da água poluída.
A água poluída, por possuir partículas não voláteis, demora mais a congelar do que a água pura.
Exemplos de Crioscopia:
Colocar sal junto ao gelo no isopor
Se for água pura e gelo a temperatura não baixa mais que 0°C, porém, se existe sal dentro a temperatura pode baixar para -20°C.

Em lugares onde neva sempre, geralmente se usam sais como o NaCl (Cloreto de sódio) e CaCl2 (Cloreto de cálcio) sobre o gelo das ruas e calçadas. Faz-se isso para provocar a fusão do gelo.

As fábricas de sorvete adicionam sal comum (NaCl) à água para resfriá-la muito abaixo de 0ºC, sem que à água venha a se solidificar

A temperatura de congelamento do leite (também conhecida como índice crioscópico ou crioscopia do leite) de todas as espécies mamíferas é mais baixa do que a da água, devido às substâncias solúveis presentes, principalmente a lactose e os sais minerais. Por isso, quando há adição fraudulenta de água ao leite, a crioscopia aumenta em direção ao ponto de congelamento da água (0°C). Para o leite bovino, o ponto de congelamento pode variar de, no máximo, -0,512°C e, no mínimo, -0,550°C. A legislação brasileira estabelece como índice crioscópico máximo do leite -0,512°C (ou -0,530°H).

Grande parte da água do mar não congela a 0°C. A imensa quantidade de sal

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas