PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DE DAN AS DO FOLCLORE iso 8859 1 Q Grande

471 palavras 2 páginas
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR
DE DANÇAS DO FOLCLORE GAÚCHO
Alexandre Xavier dos Santos1
Áurea Oliveira Martins; Berenice Soares Bueno;
Deividi Moraes de Carvalho; Elenise Lopes Monteiro;2
Maurício Aires Vieira3
Introdução
A interdisciplinaridade, segundo Ivani Fazenda
(1994), teria surgido para explicar problemas políticos e sociais durante a década de 60, os quais não eram possíveis ser explicados por uma única disciplina ou área do saber. Nesse contexto, surge a necessidade de superar a fragmentação do conhecimento, relacionando este com a realidade e os desafios do mundo contemporâneo. Neste trabalho, é proposto uma sugestão de trabalho interdisciplinar baseado na dança folclórica conhecida por
“Caranguejo”.

• Movimentos corporais e dramatização:
Partindo de sua melodia e dança, o aluno participa de movimentos corporais e dramatização.
Resultados e discussão
Em considerações, de caráter inicial, nesta pesquisa podemos afirmar que o discente percebe o viés interdisciplinar que a apropriação do conhecimento pode ocasionar.

Materiais e métodos
A metodologia empregada para explorar os aspectos da música e da dança, relacionando com as áreas do saber será da seguinte forma:
• Literatura, história, aspectos sociais e culturais do Rio Grande do Sul: está baseada em textos de Paixão Cortes e Barbosa
Lessa que tratam das tradições e das danças folclóricas com os quais é possível estabelecer elos com a literatura e a história gaúcha.
• Ciências Biológicas: a partir da letra da música onde constam os versos “caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é”, surge a necessidade de diferenciar e classificar o caranguejo quanto a sua espécie.
• Conhecimentos Matemáticos: A dança tem como principal característica seu formato circular e a troca constante dos pares. Com a sua forma geométrica e as possíveis combinações dos casais, é possível trabalhar elementos de geometria e de análise combinatória sobre a permutação dos pares.

1 Acadêmico

do Programa de Pós-graduação em

Relacionados