Quest03UFPR

284 palavras 2 páginas
RESOLUÇÃO / COMENTÁRIO

A questão 03 da prova de Compreensão e Produção de Texto da UFPR – 2013/2014, abordou o gênero textual mudança de discurso. Nesse caso, pedindo a transposição do discurso direto, no caso, um fragmento de uma entrevista ao IG, cedida pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho para o indireto. Assim, o aluno deve atentar para os pedidos realizados no enunciado, como, no caso, utilizar a norma culta da Língua Portuguesa e destacar a opinião do cineasta entre o público consumidor e o cinema, não sendo necessária a citação explícita das duas perguntas feitas, podendo, assim, ficarem subentendidas. Outro fator importante foi a quantidade de linhas, nessa situação, 8 linhas.
Como é uma questão interpretativa, o aluno deve utilizar a terceira pessoa, não copiar frases do texto base e usar os verbos discendis. O candidato deve começar fazendo uma citação ao tema, abordando a citação do filme “O som ao redor”, que foi incluído na listagem do jornal americano The New York Times, que foi a base para o primeiro questionamento.
Nesse caso, o aluno deve destacar que o entrevistado defende a ideia de que filmes que fogem ao grande eixo, citando como exemplo “O Hobbit”, são difíceis de serem vistos pelo grande público. Mendonça destaca, ainda, que o seu desejo fosse de que esses filmes de menor importância fossem vistos pelas outras pessoas. Além disso, o aluno deve destacar que o entrevistado ressalta o lado positivo do Vale-Cultura. Em contrapartida, ele afirma que é mais interessante investir na educação de base, assim gerando cidadãos mais cultos e inclinados para a cultura.

Questão comentada pela equipe de redação do Grupo Educacional Acesso: Juliano Mariussi, Virginie Isber, Ana Paula Miola e André Vieira.

Relacionados