Proposta de PAP

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014









Proposta de PAP
Sistema de Som Portátil
com
Equalização por Cubo de Led’s
Técnico de Mecatrónica
3º Ano
Ano Letivo 2014/2015





João Ferreira Nº 108140
Turma:374Proposta de PAP
Sistema de Som Portátil
com
Equalização por Cubo de Led’s
Técnico de Mecatrónica
3º Ano
Ano Letivo 2014/2015




___________ ___________
(o aluno) (o coordenador)
João Ferreira Carlos Sousa
Turma:374

Índice

Objetivos 5
Cliente a Destinar 6
Lista deMaterial 7
Lista de Equipamentos e Ferramentas 8
Calendário 9
Dificuldades a encontrar 10
Conclusão 11
















Introdução

Em virtude do Curso de Técnico de Mecatrónica, o qual frequento na Escola Profissional Gustave Eiffel, foi-me proposto a realização do Projeto de Aptidão Profissional (PAP), visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.
Paraeste projeto tomei a decisão de contruir um Sistema de Som Portátil com Equalização por Cubo de LED´s. Este projeto consiste num sistema de som constituído por 4 colunas, um subwoofer, um amplificador, 2 baterias de 12v e um carregador das mesmas, somando um total de 2000w de potência máxima. Este sistema irá permitir ao utilizador transportar para todo o lado um som de máxima qualidade e volume.Tomei a decisão de utilizar o Cubo de LED´s já construído no Projeto Tecnológico do ano anterior para demonstrar com efeitos 3D a equalização do som.
Para a construção do sistema de som irei construir uma caixa/mala em mdf com 80cm de altura por 1m de largura e 30 cm de largura. Depois irei colocar as colunas e o subwoofer de modo a aproveitar a acústica da caixa e melhorar a qualidade do som.Em seguida irei montar o amplificador e fazer todas as ligações necessárias. Visto que este sistema tem como objetivo ser portátil irei necessitar de uma fonte de alimentação com 12v. Tomei a decisão de utilizar 2 baterias de carro devido a sua grande capacidade em termos de potência. No entanto como todas as baterias, irão necessitar de ser carregadas. Para isso irei construir um carregador debaterias auto 12v para que o utilizador possa carregar as baterias do sistema em qualquer local que disponha de tomadas 220v.
Para a construção deste cubo irei soldar 512 led´s de maneira a que formem 8 camadas e 64 colunas, ou seja 8x8x8. Depois de construída a parte física e eletrónica do projeto irá proceder a programação do microcontrolador que fará com que pisquem led´s sequencialmente demaneira a que pareça uma imagem 3D. A este efeito dá-se o nome POV (persistência da

visão/persistance of vision), que faz com que a luz emitida pelo led permaneça na retina por alguns instantes, e nesses instantes o próximo led da sequencia acende e por assim em diante o que faz com que nos pareça que a luz se movimenta, provocando um efeito de imagem 3D. Irei programar o microcontrolador demaneira a que possam ser apresentados alguns efeitos visuais e palavras relativas a apresentação do projeto.
Visto que o cubo é formado por 64 colunas e 8 camadas seriam precisas 72 portas IO e 72 fios, mas visto as entradas do microcontrolador serem reduzidas, irei usar circuitos integrados denominados expansores de portas que irão transformar as saídas do microcontrolador para as 64 entradas docubo de led´s.














Objetivos

Ao realizar este projeto, tenho como principal objetivo a aplicação dos conhecimentos que adquiri ao longo do curso. Além do objetivo principal, existem mais algumas razões para a realização deste projeto. A demonstração perante o júri é uma delas, de maneira a que possa demonstrar perante os presentes (professores, etc) que com o curso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • proposta pap
  • PAP
  • PAPS
  • PAP
  • PAP
  • PAP
  • Pap
  • PAP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!