Propaganda arte de influeciar

814 palavras 4 páginas
Teresópolis, 13 de abril de 2014.

Propaganda a arte de influenciar a sociedade
A propaganda funciona como um instrumento que influencia a sociedade diariamente. É no comportamento de consumo, que exerce sua função de influenciar a reação do consumidor quanto à sua decisão de compra, conseguindo assim materializar seus resultados. Tal influência se origina na forma como o produto é divulgado, na linguagem sedutora e persuasiva, na carga emocional, nos atributos, nos apelos, nas promessas ou até nas idéias de status e segurança que ela transmite. Através de ações planejadas, a propaganda faz com que o público acredite, “compre” a idéia de que necessita consumir o produto ou serviço divulgado.
A propaganda é a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou ideia, visando a orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido. A partir dessas considerações, é possível identificar o poder que as produções publicitárias têm em condicionar o comportamento social de uma determinada população, a fim de cominar opiniões sobre diferentes pontos.
Em meados de fevereiro de 2013, a marca Gillette teve um de seus comerciais para televisão censurado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Nele, a atriz Sabrina Sato, acompanhada das gêmeas Beatriz e Branca Moreira Feres ( atletas brasileiras de nado sincronizado ) expõe que os homens com pêlos são ultrapassados e até "nojentos", como colocam nos seguintes diálogos: "não aguento mais esses homens todos peludos se sentindo gostosões. Ai, ninguém merece! Um peito limpo é muito mais bonito. Olha só, éca! [...]. Pra me beijar, pra me abraçar, pra me pegar, quero ver raspar". O comercial da Gillette citado é um exemplo para se pensar. Obviamente, os profissionais de propaganda identificaram uma tendência de comportamento no público masculino: cada vez mais os jovens estão optando pela depilação corporal, principalmente axilas,

Relacionados

  • aps diversos
    105888 palavras | 424 páginas