Pronomes relativos

Páginas: 3 (625 palavras) Publicado: 25 de maio de 2012
1. Conceito e elementos constitutivos de uma organização

1.1 CONCEITOS de organização

Há vários conceitos de diversos autores que buscam definir organizações. Segundo Maximiano(2011, pg.3) “uma organização e um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo”. Temos também a de Chiavenato (2003,pg.2) que diz: “Todas as organizações são constituídas por pessoas epor recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.)”. De acordo com Moraes (2004, pg.91).

Organizações são instituições sociais e a açãodesenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meioambiente que as cerca.

A partir desses conceitos podemos definir que uma organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas e controladas onde individualmente ou em grupo pessoastrabalham em um determinado ambiente utilizando vários meios e recursos disponíveis visando alcançar objetivos pré-definidos, liderados ou não por alguma pessoa com as funções de planejar, organizar, liderare controlar.

1.2 Elementos constitutivos de uma organização

1.2.1 Pessoas
São todos os cooperadores da organização. Conforme Chiavenato (2003, pg.2) “A vida das pessoas depende intimamente dasorganizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas”. Discorrer de pessoas significa falar da essência das organizações. Muitas organizações tratam as pessoas como Recursos Humanos,outros como empregados ou clientes internos. É importante o entendimento de que são as pessoas que constituem e operam diretamente nos vários processos da organização.

1.2.2 Objetivos

Todaorganização necessita de uma finalidade, de uma noção sobre os porquês de sua existência e do que o que deseja realizar. Os objetivos são de suma importância para as empresas ou organizações permanecerem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pronomes Relativos
  • Pronomes relativos
  • pronome relativo
  • Pronomes Relativos
  • Pronome relativo
  • pronome relativo
  • Pronomes Relativos
  • Pronomes Relativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!