PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Páginas: 25 (6081 palavras) Publicado: 26 de julho de 2013

ATENÇÃO FARMACÊUTICA E PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Adriano Max Moreira Reis*



RESUMO
A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica podereduzir os problemas preveníveis relacionados a farmacoterapia. Este artigo discute a importância da atenção farmacêutica como agente de promoção do uso racional de medicamentos. Analisa o estágio atual da atenção farmacêutica e os desafios para sua implementação.
Palavras chave: atenção farmacêutica, uso racional de medicamentos, farmacoterapia.

ABSTRACT
PHARMACEUTICAL CARE AND PROMOTION OFRATIONAL USE OF MEDICATION
Drug related morbidity and mortality is a major public health issue. Pharmaceutical care is the responsible provision of drug therapy for the purpose of achieving definite outcomes that improve a patient’s quality of life. The model of pharmaceutical care can reduce the burden of preventable drug therapy problems. This article discusses the importance of pharmaceuticalcare as agent of promotion for rational use of medication. It analyses the current state of pharmaceutical care and the challenges for its implementation.
Keywords: Pharmaceutical care, rational use of medicines, drug therapy.

Introdução
Prática é o meio através do qual uma profissão fornece conhecimento e produtos para a sociedade. A ação central da prática farmacêutica deve ser o uso racionalde medicamentos (OMS, 1993).
A utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos determinantes e envolve diferentes atores. As diretrizes farmacoterápicas adequadas para a condição clínica do indivíduo são elementos essenciais para a determinação do emprego dos medicamentos. Entretanto, é importante ressaltar que a prescrição e o uso de medicamentos são influenciados por fatores denatureza cultural, social, econômica e política (FAUS, 2000 ; PERINI et. al, 1999).
A prática profissional de uma categoria da área de saúde sofre influência direta do processo educacional, das diretrizes das políticas sanitárias e de trabalho, da estrutura do sistema de saúde e do modelo assistencial.
No mundo ocidental contemporâneo o modelo de assistência à saúde é excessivamentemedicalizado e mercantilizado, cabendo aos medicamentos um espaço importante no processo saúde/doença, sendo praticamente impossível pensar a prática médica ou a relação médico paciente sem a presença desses produtos (SOARES, 1998). Neste contexto a morbimortalidade relacionada a medicamentos é um grande problema de saúde pública (EASTON et al, 1998, MALHOTRA et al, 2001).
Os modelos tradicionais de práticafarmacêutica mostram ser pouco efetivos sobre a morbimortalidade relacionada a medicamentos (CIPOLLE et al 2000).
A atenção farmacêutica, um novo modelo, centrado no paciente, surge como alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos alcançando resultados concretos.
O artigo apresenta as bases filosóficas e conceituais da atenção farmacêutica e suaimportância para a promoção do uso racional de medicamentos.
A MORBIMORTALIDADE RELACIONADA A MEDICAMENTOS
Atualmente a morbimortalidade relacionada a medicamentos é um relevante problema de saúde pública e um determinante de internações hospitalares. As internações relacionadas a medicamentos podem ser atribuídas a fatores intrínsecos à atividade do fármaco, falhas terapêuticas, não adesão aotratamento e eventos adversos (JOHNSON & BOOTMAN, 1995; ROUGHEAD et al., 1998; EASTON et al. , 1998; MALHOTRA et al., 2001).
Einarson, (1993) publicou uma revisão de 37 estudos realizados em países desenvolvidos e encontrou a incidência média de internação relacionada a medicamentos de 5 %, variando de 0,2 a 21,7 %.
Na Austrália , no período de 1988 a 1996 , foram publicados 14 trabalhos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do uso racional de medicamentos
  • Uso Racional de medicamentos
  • Atencao ao uso racional de medicamentos
  • Uso racional de medicamentos
  • USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS.
  • Uso racional de medicamento
  • uso racional de medicamentos
  • O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!