Projetos apollo, manhathan, genoma humanos e normas e diretrizes de pesquisas em seres humanos

Páginas: 10 (2382 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
CESUFOZ – Centro de ensino superior de Foz do Iguaçu
FARMÁCIA

Fernanda Tavares Rodrigues
Jessica Santos
Matheus Pereira

Projeto Genoma Humano
Projeto Manhattan
Projeto Apollo
Diretrizes e normas de pesquisa em seres humanos

Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2013.

Fernanda Tavares Rodrigues
Jessica Santos
Matheus Pereira

Projeto Genoma Humano
Projeto Manhattan
Projeto ApolloDiretrizes e normas de pesquisa em seres humanos

Trabalho bimestral para a disciplina de Bioética do primeiro período do curso de Farmácia do Centro de ensino superior de Foz do Iguaçu – CESUFOZ.

Professora: Silvete.









Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2013.

Introdução

As pesquisas vêm desenvolvendo muitos projetos, e com esse aumento houve uma preocupação maiorcom as questões éticas.
O século xx foi marcado por três grandes projetos. O primeiro foi o Projeto Manhattan que resultou na descoberta da bomba atômica que foi utilizada para o fim da segunda guerra mundial. O segundo foi o Projeto Apollo que levou o homem à lua. O terceiro foi o Projeto Genoma Humano que mapeou todo o genoma humano.
A seguir iremos abordar alguns aspectos éticos importantesem pesquisas, a origem de cada projeto e as polemicas que os envolvem.

Projeto genoma humano

Os estudos do Projeto Genoma Humano foram formalmente iniciados em 1990 e foram 13 anos coordenados pelo Departamento de Energia do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Inicialmente o projeto era para ser completado em 15 anos, mas os avanços tecnológicos tornaram possível a conclusãopara 2003, dois anos antes do esperado.
O principal objetivo desse projeto é mapear a localização dos genes humanos e ter noção das posições e funções de todos os nucleotídeos que compõem os cromossomos com a finalidade de melhorar a qualidade de vida humana e procurar tratamentos para diversas doenças, como as genéticas e alguns vícios.
Com o envolvimento de vários laboratórios, foi criado oHUGO (Human Genome Organization), para centralizar as informações em um banco de dados. Segundo o presidente do HUGO H. Van Ommen (1998) “a missão do HUGO era facilitar e coordenar a iniciativa global de mapear, sequenciar e analisar funcionalmente o genoma humano e promover a aplicação destes conhecimentos ao melhoramento da saúde humana.”
Um grupo de geneticistas liderados por Luca Cavalli-Sforzacriou o Projeto da Diversidade do Genoma Humano, que pretendia estudar e preservar a herança genética da população. Para eles o PGH se delimitava ao estudo de genes dos indivíduos que estavam guardados nas amostras e não de toda a população humana. Eles defendiam a diversidade existente entre diferentes grupos humanos e não a unificação do genoma.
Cerca de 5% da verba destinada ao PGH foi para asquestões éticas sociais e legais, abordadas através do programa ELSI.
Após a comercialização de produtos genéticos a ELSI vai convergir na integração dos pesquisadores, da comunidade empresarial e a população, levando em consideração que: os cientistas devem imaginar as consequências morais da aplicação comercial de testes genéticos.
Um dos argumentos utilizado pelos críticos do PGH é que aintenção inicial do projeto se perdeu com a comercialização dos seus resultados. Para Wilkie (1994) “amanha ênfase na constituição genética da humanidade pode nos levar a esquecer de que a vida humana é mais do que a mera expressão de um programa genético escrito na química do DNA”
Levando em consideração que há um gene para cada tipo de comportamento, Clotet (1995) alerta “não se deve utilizarestratégias genéticas para solução de problemas sociais, reconhecendo um risco potencial para o surgimento de um movimento eugênico baseado no conhecimento do genoma.”
Em uma entrevista a revista SUPER em agosto de 1997 o biólogo Daniel Drell quando questionado sobre as questões éticas do PGH diz: “Uma das maiores preocupações éticas em relação ao Projeto Genoma é a divulgação dos dados genéticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diretrizes e normas para pesquisas em seres-humanos
  • pesquisa projeto genoma humano
  • Genoma humano , projeto manhattan e projeto apollo
  • Projeto Genoma Humano
  • Projeto genoma humano
  • Projeto Genoma Humano
  • Projeto genoma humano
  • Projeto genoma humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!