Projetos apollo, manhathan, genoma humanos e normas e diretrizes de pesquisas em seres humanos

2382 palavras 10 páginas
CESUFOZ – Centro de ensino superior de Foz do Iguaçu
FARMÁCIA

Fernanda Tavares Rodrigues
Jessica Santos
Matheus Pereira

Projeto Genoma Humano
Projeto Manhattan
Projeto Apollo
Diretrizes e normas de pesquisa em seres humanos

Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2013.

Fernanda Tavares Rodrigues
Jessica Santos
Matheus Pereira

Projeto Genoma Humano
Projeto Manhattan
Projeto Apollo
Diretrizes e normas de pesquisa em seres humanos

Trabalho bimestral para a disciplina de Bioética do primeiro período do curso de Farmácia do Centro de ensino superior de Foz do Iguaçu – CESUFOZ. Professora: Silvete.

Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2013.

Introdução

As pesquisas vêm desenvolvendo muitos projetos, e com esse aumento houve uma preocupação maior com as questões éticas.
O século xx foi marcado por três grandes projetos. O primeiro foi o Projeto Manhattan que resultou na descoberta da bomba atômica que foi utilizada para o fim da segunda guerra mundial. O segundo foi o Projeto Apollo que levou o homem à lua. O terceiro foi o Projeto Genoma Humano que mapeou todo o genoma humano. A seguir iremos abordar alguns aspectos éticos importantes em pesquisas, a origem de cada projeto e as polemicas que os envolvem.

Projeto genoma humano

Os estudos do Projeto Genoma Humano foram formalmente iniciados em 1990 e foram 13 anos coordenados pelo Departamento de Energia do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Inicialmente o projeto era para ser completado em 15 anos, mas os avanços tecnológicos tornaram possível a conclusão para 2003, dois anos antes do esperado.
O principal objetivo desse projeto é mapear a localização dos genes humanos e ter noção das posições e funções de todos os nucleotídeos que compõem os cromossomos com a finalidade de melhorar a qualidade de vida humana e procurar tratamentos para diversas doenças, como as genéticas e alguns vícios.
Com o envolvimento de vários laboratórios, foi criado o

Relacionados