projeto

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

VAPOR

O vapor se refere à matéria em estado gasoso. Apesar de não ser limitado ao vapor gerado da água já que há muitos tipos diferentes de vapor no mundo, o termo 'vapor' é normalmente mais usado para referir-se aos estados gasosos de água.
O vapor de água surge quando a água é aquecida até o ponto de ebulição sob uma pressão constante, que faz com que ela se vaporize. Nos últimos tempos,o alcance do uso deste 'vapor gerado da água' expandiu-se do uso somente na indústria para usos domésticos, como fornos a vapor e limpadores a vapor.
As principais aplicações do vapor podem ser divididas à grosso modo em aplicações de aquecimento / umidificação e aplicações motrizes / de acionamento.
Para a finalidade deste artigo, dividiremos os tipos de vapor em categorias a partir do pontode vista das aplicações em que são usadas.

Vapor de Pressão Positiva

Este tipo de vapor é normalmente mais usado em plantas / fábricas. Amplamente usado para aquecer e umidificar em equipamentos como trocadores de calor e evaporadores, é normalmente usado em pressões entre 0,1 – 5 MPa (abs) e à temperaturas de 110 - 250 °C.
Em muitos casos o vapor é usado no estado saturado, conhecido comovapor saturado, pois a relação entre a pressão e a temperatura é fixa e é possível aquecer rapidamente através do calor latente. Na indústria de processamento de alimentos, o vapor superaquecido é usado algumas vezes como fonte de calor para cozimento e secagem/desidratação. O vapor superaquecido à 200 – 800 °C à pressão atmosférica é particularmente fácil de ser manuseado e é usado em fornos devapor de uso doméstico no mercado de hoje.

Vapor a Vácuo


O uso do vapor à temperaturas abaixo de 100 °C e à pressão atmosférica, que é convencionalmente usada como um meio de aquecimento na faixa de temperatura na qual se utiliza água quente, tem crescido rapidamente nos últimos anos.
Quando se utiliza vapor saturado da mesma forma que o vapor de pressão positiva, a temperatura do vaporpode ser alterada rapidamente ao ajustar a pressão, fazendo com que seja possível atingir uma precisão no controle de temperatura que não é possível com água quente. Entretanto, um mecanismo de geração de vácuo deve ser usada em conjunto com o equipamento, pois apenas a redução da pressão não fará com que caia abaixo da pressão atmosférica.

Vapor para Movimento / Acionamento

Este tipo de vaporé usado para propulsão (como uma força motriz), em aplicações como turbinas de vapor. Um exemplo disso, que já era familiar para a maioria das pessoas já há muitos anos atrás é a locomotiva a vapor. Entretanto, nos últimos anos, o uso do vapor como força motriz em nosso entorno tornou-se bastante raro. Entretanto, o desenvolvimento e evolução de tecnologias que usem o vapor como força motrizcontinua até os nossos dias.
A turbina a vapor é um equipamento que é essencial para uma usina de energia termoelétrica. Em um esforço para melhorar a eficiência, têm ocorrido avanços para usar o vapor em pressões e temperaturas cada vez maiores. Há algumas usinas de energia termoelétrica que usam vapor 25 MPa (abs), superaquecido à 610 °C, com pressão supercrítica em suas turbinas. Para evitarestragos aos equipamentos das turbinas a vapor causados pela entrada de condensado, evita-se o uso de vapor úmido e na maioria dos casos usa-se vapor superaquecido. No entanto, em usinas de energia nuclear, deve-se evitar o uso de vapor de alta temperatura, uma vez que causaria problemas ao material usado nos equipamentos das turbinas. Então, normalmente usa-se vapor saturado de alta pressão.


VaporSaturado

Este é o tipo mais familiar de 'vapor'. O vapor no estado saturado é feito tanto de água na fase líquida quanto de água na fase gasosa. Em outras palavras, a taxa de evaporação é igual à taxa de condensação. O vapor gerado através do uso de uma caldeira é fundamentalmente vapor saturado. Ele tem muitas propriedades que o tornam uma excelente fonte de calor, e portanto, é muito usado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!