PROJETO_SUSTENTABILIDADE

1978 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO
Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade empresaria, ambiental.
Porém, poucos compreendem o que seja sustentabilidade. Muitas pessoas associam à preservação do meio ambiente. É correto dizer isto, porém sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Cada vez mais a sociedade tem tido mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário sustentável, as empresas precisaram se adaptar e mudar suas formas de agir rapidamente, sob pena de verem suas vendas caírem de forma perigosa e arriscada.
E a contabilidade e o contador, desempenham papeis muito importantes nesse processo.

2. O QUE É SUSTENTABILIDADE?
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, Sustentável é aquilo que é capaz de se sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante ou estável por um longo periodo.
Então podemos dizer, que, Sustentabilidade é algo que é duradouro, é um modo que as empresas encontraram de avançar em suas prioridades, estimular, inovar e obter lucros a longo prazo.
Trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.
Vale lembrar que a sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país a uma família. Toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta.

3. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Hoje vivemos no limite em relação às questões ambientais. Nosso planeta já não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. O nível de poluição é tão alto, que habitantes de alguns países chegam a ter problemas gravíssimos de saúde.
Mas, tudo o que se faz

Relacionados