Projeto Serrari

813 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Goiás

Manejo de Fauna Silvestre

Engenharia Florestal
Aline Alves
Ana Clara Alencar Lambert
Ícaro Nery
Rodrigo Carlos
Weuler Alves Vasconcelos

Conceituar (manejo, fauna silvestre, cativeiro, todos os conceitos relacionados de um modo geral)
Explicar as etapas pelo qual se passa o manejo
Principais cuidados a ser tomado e como fazer para colocar de volta o animal no habitat original
Principais espécies que passam pelo processo (manejo)
Aspectos comportamentais e psicológicos observados
Locais em que ocorre com maior freqüência (região, bioma, REFICOFAGE do animal)
Exemplos e imagens

A formação de reservatórios provoca a perda de habitats da fauna terrestre, por desmatamento ou submersão, e redução da complexidade estrutural dos ambientes remanescentes, causando impactos na biodiversidade da área diretamente afetada e reflexos na fauna regional.
Pode ocorrer também a perda de habitats críticos (sítios de reprodução e pousos de animais migratórios, entre outros), de conectividade da paisagem (rotas migratórias, corredores de dispersão e fluxo gênico, por exemplo), com impactos na variabilidade genética das populações.

Ecologia, conservação e manejo in situ e ex situ de grandes felídeos do Alto Rio Paraná

Grandes predadores, como a onça-pintada (Panthera onça) e a onça-parda ou suçuarana (Puma concolor) são fundamentais para o equilíbrio ecológico e para a manutenção da diversidade de espécies. Em ambientes onde os grandes predadores estão ausentes, algumas espécies-presa como herbívoros podem suprimir outras pela competição; pode também ocorrer um aumento de predadores de porte médio ou pequeno, causando extinções de espécies-presa por predação, ou um aumento de predadores de sementes e herbívoros, afetando as populações de plantas. Por sobreviverem apenas em áreas amplas e ecologicamente saudáveis, essas espécies podem ser utilizadas para o plenejamento de unidades de conservação, ou como

Relacionados