projeto "saude"

Páginas: 21 (5013 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
UNIP
Universidade Paulista
Interativa


LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PEOP)


POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR




Eny Yuki Sasaki Rodrigues – RA: 1416769



Barra do Garças
2014/2

Eny Yuki Sasaki Rodrigues - RA: 1416769









Projeto pedagógico deintegração entre uma escola e um ambiente não escolar


Projeto “Viva com Saúde” apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, do curso de Matemática, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto ministrada pela Profª Raquel Bokums.



Barra do Garças
2014/2
SUMÁRI

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2Objetivos Específicos 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3.1 A Escola Como Espaço de Educação e Promoção da Saúde 6
3.2 Escola Promotoras da Saúde 7
3.3 Programa Saúde na Escola 7
3.3.1 Diretrizes do programa saúde na escola 8
3.3.2 Estruturação do programa 9
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 10
5 SUJEITOS E AMBIENTES ENVOLVIDOS 12
6 PROPOSTA DE AÇÃO 12
7. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS 13
8 CRONOGRAMADAS ATIVIDADES 13
9 AVALIAÇÃO 14
10 RESULTADOS ESPERADOS 14
11 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17






1 INTRODUÇÃO
O ambiente escolar é reconhecido como um espaço social com intuito de oferecer a transmissão de informações gerais e saberes organizados de forma disciplinar, além de espaço para se disseminar ideais de boa saúde. A área Saúde Escolar abrange açõesque compreendem a saúde geral da criança e do adolescente em idade escolar, dentro e fora da instituição e deve contar com a participação também da família, comunidade e órgãos governamentais (SISTON e VARGAS, 2007). Reconhecendo a escola como espaço privilegiado para a formação do homem e do cidadão (FERRIANI e GOMES, 1996), entende-se que o aluno saudável aprende melhor e mais rápido. Nesteambiente acontece a relação das trocas de informações e experiências e é também o local em que o grupo de alunos passa a maior parte de seu tempo, facilitando, portanto, a sociabilização (GHERPELLI, 1996).
Atualmente a idéia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependemunicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.Na tentativa de construir uma sociedade mais saudável, escolas e Unidades de Saúde da Família (USF) são motivadas a atuarem em conjunto. Várias experiências relatadas destacam a intersetorialidade, a articulação das ações com os Programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde para ações complementares àquelas do setor público na implementação da promoção da saúde na comunidade escolar(Brasil, 2006). A partir dessa concepção, surge o Programa de Saúde na Escola (PSE) pelo Decreto Presidencial nº. 6286 de 05 de dezembro de 2007, visando à integração e à articulação permanente entre educação e saúde, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades quecomprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Assim, a Escola deve integrar seus trabalhos com as unidades de saúde para produção do saber com a idéia de que a “saúde” só é possível na produção de cidadania e autonomia do ser humano.
Baseando-se nessas questões esse “Projeto Viva com Saúde” foi formatado para oferecer subsídios teóricos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto saúde
  • Projeto saúde
  • projetos saude
  • projeto saúde
  • Projeto de intervenção saude psf
  • Pré-projeto resíduos de saúde
  • Projetos para a saude no brasil
  • Projeto- saude e ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!