projetos saude

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
Introdução
Atualmente segundo dados do Ministério da Saúde o país tem cerca de 90 mil pacientes portadores de Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 692 serviços em funcionamento no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia estudos apontam que cerca de 10% dos brasileiros possuem algum tipo de doença renal sendo que cerca de 90% destesbrasileiros não tem nenhum conhecimento desta doença visto que é uma doença silenciosa, podendo dobrar o número de pacientes portadores de Doença Renal Crônica nos próximos 10 anos.
Este projeto visa elaborar e definir diretrizes para a Implantação do Instituto de Hemodiálise no Munícipio de Aracruz\ES objetivando oferecer tratamento através do Sistema Único de Saúde aos pacientes portadores deDoença Renal Crônica (DRC) do município de Aracruz e Região.
Modos e meios de implantação
Este projeto será realizado de acordo com o modelo do PMBOK onde serão estruturadas as metodologias necessárias para a criação dos processos do PMBOK referentes ao desenvolvimento do projeto. O departamento de projetos do Instituto de Hemodiálise e Terapia Renal de Uberaba\MG (IHTRU) será responsável pelaelaboração de todo o projeto desde seu escopo até o encerramento utilizando das ferramentas do gerenciamento de projetos tais como:
- estudo de demanda e viabilidade;
- estudo de captação de recursos;
- identificação e classificação dos stakeholders;
- controle de execução via sistema integrado;
- sistema de comunicação via WEB entre os stakeholders
- monitoramento da aquisição de produtosnecessários;
- gerenciamentos e classificação de riscos ao projeto;
- documentos jurídicos para assegurar a execução do projeto
- entre outros.
Por tratar-se do primeiro projeto desenvolvido pelo Instituto de Hemodiálise e Terapia Renal de Uberaba\MG (IHTRU) não há entraves quanto à cultura organizacional dentro da instituição. Este projeto terá vários aspectos a serem esclarecidosposteriormente, pois se trata de um projeto de médio porte que envolve aspectos técnicos, políticos, culturais, financeiros entre outros.
Simulação de modelo – modus operandi
O objetivo principal deste projeto é oferecer a população de Aracruz\ES e região atendimento através do Sistema Único de Saúde aos portadores de DRC – doença renal crônica – que necessitem da realização de tratamento de Hemodiálise.Este se justifica, pois no município de Aracruz e região há uma demanda reprimida de cerca de 120 pacientes que realizam este tratamento na cidade de Vitória\ES cerca de 90 km de Aracruz. Muitas das vezes o deslocamento é realizado 3 vezes por semana através da estrada que liga estas cidades colocando em risco estes pacientes. Além do risco devido ao deslocamento temos que resguardar a saúdedestes pacientes proporcionando um melhor atendimento em seu próprio município.

Os stakeholders presentes neste projeto estão identificados como:
- Governo Federal\Ministério da Saúde – órgão financiador do projeto;
- Prefeitura Municipal de Aracruz\ES – órgão contemplado com o projeto;
- Instituto de Hemodiálise e Terapia Renal de Uberaba\MG (IHTRU) – órgão executor do projeto;
- PacientesPortadores de DRC – pessoas atendidas pelo projeto;
- Sistema Único de Saúde – mantenedor do custeio do atendimento dos pacientes;
- Recursos Humanos – profissionais de diversas áreas que desenvolveram as atividades diárias de atendimentos aos pacientes.

O prazo para o desenvolvimento deste projeto é de 12 meses a contar a assinatura do Termo de Abertura do Projeto e o cronograma dedesenvolvimento esta estipulado da seguinte maneira:
0 a 1º mês: estudo de viabilidade técnica;
2º e 3º mês: captação de recurso;
4º ao 7º mês: construção do instituto;
8º ao 10º mês: contratação dos profissionais;
11º mês: capacitação dos profissionais contratados;
12º mês: início das atividades e encerramento do projeto.

O orçamento estimado para a construção e aquisição dos equipamentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto saúde
  • Projeto saúde
  • projeto "saude"
  • projeto saúde
  • Projeto de intervenção saude psf
  • Pré-projeto resíduos de saúde
  • Projetos para a saude no brasil
  • Projeto- saude e ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!