Projeto Integrador-Filme Daens(reflexão sobre as relações entre variação linguística)

407 palavras 2 páginas
Introdução:

O filme Daens se passa no final do século XIX,em Alast-Bélgica,uma pequena cidade flamenga,onde se iniciam as,primeiras rebeliões dos trabalhadores da industria por melhores condições de trabalho.
Nessa época a classe operaria não dispunham de leis ou benefícios que os auxiliasse,e o papel da igreja com sua doutrina social “Rerum Novarum” era muito importante para a sociedade.
Na Bélgica não existe um idioma belga.As pessoas falam dois idiomas:na metade norte do país- o holandês,e na metade Sul-o francês.A explicação está em que país abriga duas comunidades de origem diferentes. Por esse motivo os operários falavam um idioma diferente ao da classe mais previligiada (a burguesia).E essa comunicação dificultava ainda mais a vida dos trabalhadores.

Desenvolvimento:

A história começa a mudar naquela cidade com a chegada do Padre Daens,que é designado para assumir a igreja local.
Completamente sensibilizado com a precária condições de miséria da população,o seu lado revolucionário é aceso,e ele tenta mudar a consciência que imperava entre os oprimidos da sociedade,ou seja de total servidão a burguesia.
Utilizava-se do jornal católico para incitar o povo a lutar por seus direitos contra as injustiças que estavam sendo submetidos,mas se mantinha em uma condição delicada entre sua fé e sua conscientização política.
Para defender e representar o interesse do povo, o Padre Daens se candidata a deputado pelo Partido Social Cristão e instrui a população (analfabetos em sua maioria)a usar o poder do voto,permitindo que o povo exercesse sua soberania e lutasse de forma mais adequada a garantir seus direitos com valor igual para todos.

Conclusão:
Por isso,concluímos que a história nos afirma que todos os indivíduos são iguais perante a lei,mas essa mesma lei é redigida numa linguagem que só uma parcela reduzida consegue entender,agravando a desigualdade social presente em nossa sociedade ate os dias de hoje.
São essas graves diferenças de

Relacionados

  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas