Projeto Inclus o

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO
Emei Vila Natal




Projeto Inclusão



são paulo
2015


1. Introdução
Na atualidade, temos assistido a uma preocupação cada vez maior com a inclusão das pessoas ao convívio social, desde as consideradas “normais” até as que são portadoras de síndromes e doenças que fazem comque necessitem de condições especiais para o convívio em sociedade.
Nesse contexto, nossa legislação têm se preocupado com o tema, temos essa preocupação no Estatuto da Criança e do Adolescente, nas Leis, Diretrizes e Bases da Educação e em outros documentos oficiais de nosso país, além desse ser um tema retratado cada vez mais em livros e revistas especializados e mesmo na mídia de massa, em filmese novelas.
Assim, cabe a reflexão e o debate ao público especializado da área (que somos nós, professores, gestores, supervisores, etc.) e, mais do que isso, cabe a tomada de atitude para tentar humanizar o tratamento dado aos portadores de necessidades especiais, além da preocupação de desenvolver, na medida do possível, as potencialidades dessas crianças.
Para dar conta da necessidade dotrabalho especializado com crianças especiais é que propomos nosso projeto.

2. Público alvo
Todos os alunos com necessidades especiais atendidos em nossa Unidade de Ensino.
3. Duração do projeto
Todo o ano letivo de 2015.
4. Área de Atuação
Ensino Infantil.
5. Objetivo geral:
Trabalhar a socialização e orientação de alunos e professores sobre a importância da inclusão escolar e a necessidade da escolaestar preparada para esses casos, incentivando a comunidade escolar a assumir uma postura mais ativa e crítica diante do processo inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento e construção da autonomia da pessoa com deficiência e para o fim de muitos preconceitos para com esse público.
Dar conta da legislação em vigor no nosso país, pois a Lei Federal nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional - prevê a obrigatoriedade de ensino aos alunos com deficiência1.
5.1 Objetivos Específicos:
Sensibilizar a comunidade escolar sobre algumas das dificuldades e potencialidades das pessoas com deficiências.
Promover interações entre pessoas com deficiências e o meio escolar.
Ajudar a desenvolver possibilidades de interação, socialização e construção de conhecimento, favorecendo aaprendizagem e a construção da autonomia de pessoas com deficiências na realização de atividades cotidianas.
Promover comportamentos que mostrem a diversidade como aspecto comum de nossa sociedade, evitando comportamentos preconceituosos e estimulando atitudes de respeito e isonomia de tratamento entre toda a comunidade escolar.
6. Justificativa
Justificamos nosso projeto no atendimento as criançascomo um preceito de nossa sociedade e, mais do que isso, ao atendimento à legislação vigente. Podemos citar o Estatuto da Criança e do Adolescente:
“Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
[...]
III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;”

Nosso projeto visa atender não só esse estatuto, mas tambéma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na medida em que está na letra da lei:
“Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
[...]
 atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades,preferencialmente na rede regular de ensino;”
E ainda:
“Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. 
[...]”
Consideramos estar dando conta dessa exigência legal propondo nosso projeto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogo Brincadeira e Inclus o Projeto
  • A INCLUS O DIGITAL NA VIDA DOS ADOLESCENTES CONECTADOS PROJETO PARA O POLO
  • PROJETO INICIAL Inclus O Digital Para A Terceira Idade
  • Inclus O
  • inclus o
  • inclu
  • Inclus
  • inclus o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!