Projeto Guarita Industrial

Páginas: 9 (2153 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
PROJETO DE GUARITA PARA ESTACIONAMENTO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ




RESUMO

O curso de engenharia civil está ligado de várias maneiras a soluções de problemas do cotidiano, e o profissional ligado a essa área deve estar apto a lidar com questões ligadas à durabilidade, conforto e segurança.
Com base nisso, um estudo acerca de guaritas industriais foi realizado para que aguarita projetada atendesse às necessidades de funcionários e melhorasse o seu desempenho no trabalho, oferecendo conforto e segurança.
Para que o projeto beneficiasse os vigias e atendesse as necessidades dos funcionários que trabalharão na guarita da universidade, foram realizadas entrevistas (inclusive, uma foi feita com um funcionário da UTFPR), para que pudéssemos identificar os principaisdefeitos e qualidades dos atuais modelos de guaritas industriais.
As questões levantadas abordavam as necessidades dos funcionários, os problemas mais recorrentes enfrentados ao se trabalhar em uma guarita industrial, a melhoria no rendimento dos vigias com a construção de uma guarita melhor. Também foi questionado se uma guarita má projetada influencia a segurança da empresa e de seusfuncionários, além dos riscos à saúde que uma guarita mal projetada acarretaria.
Analisando as respostas dos entrevistados, notou-se um padrão: os funcionários se preocupam principalmente com segurança e conforto.
Foi pensando nisso que a guarita foi projetada, de maneira a possibilitar ao vigia que se sinta seguro e confortável dentro da guarita, e que a quantidade de dificuldades enfrentadas por ele sejaa menor possível, para que possa desempenhar de maneira satisfatória seu trabalho.

INTRODUÇÃO

Atualmente, questões envolvendo condições de trabalho e o desempenho de profissionais tem sido muito debatido. Ao pagar o salário de seus funcionários, é de interesse do empregador que eles desempenhem o melhor papel possível e, para que isso seja possível, uma boa estrutura, que possibilite uma boacondição de trabalho, é fundamental.
Por ser considerada inapropriada pelos vigias que ali trabalham e pelos sindicalistas que os defendem, a guarita do estacionamento da UTFPR deve ser trocada por uma nova, melhor e mais prática.
Para conseguir encontrar a melhor e mais prática guarita, em engenheiro civil inteligente e antenado deve ser o responsável pela obra, encontrando os melhores materiaise tornando a guarita organizada.
A Engenharia Civil busca soluções para diversos problemas encontrados hoje. Independente da obra, um engenheiro civil precisa estar preparado para lidar com questões referentes a impactos ambientais, segurança, conforto e durabilidade de seu serviço.
Um estudo bem realizado sobre guaritas industriais permite uma melhoria nas condições de trabalho e,consequentemente, no rendimento dos profissionais que trabalham nessas estruturas.
Portanto, a pesquisa visa encontrar os melhores materiais e a melhor organização possível para possibilitar o melhor desempenho das funções realizadas em uma guarita.

PROCESSO EXPERIMENTAL

As informações para o desenvolvimento do projeto da guarita foram recolhidas por meio de pesquisas na internet e de uma importantepesquisa in loco, com perguntas sobre pontos importantes e melhorias na condição de trabalho dos guardas.
A escolha dos materiais adequados aconteceu principalmente com pesquisas na internet, em artigos científicos e publicações em sites de ensino. Uma escolha bem feita dos materiais a serem usados na obra é de fundamental importância para que o desempenho da guarita seja condizente com a necessidadedos vigias durante seu trabalho.
Para elaboração das perguntas que seriam feitas aos vigias, foi realizado um brainstorm, onde foram trocadas ideias e levantadas algumas questões sobre a segurança e comodidade dos vigias.
O brainstorm foi importante também para a troca de ideias sobre os materiais que poderiam ser bons para a obra e que trariam os melhores resultados possíveis.
Algumas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetos industriais
  • Projetos industriais
  • Projeto industrial
  • Projeto industrial
  • Projeto Industrial
  • Projetos industriais
  • projetos industrial
  • Projeto Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!