projeto de vida

Páginas: 21 (5053 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
1 – INTRODUÇÃO
Emoção é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. De acordo com etimologia, a palavra deriva do latim emovere, onde o e-(variante de ex-) significa ‘fora’ e movere significa ‘posto em movimento’. Emoção significa ato de deslocar; agitação popular; comoção; perturbação moral. O termo relacionado motivação é assim derivado de movere. Deacordo com o dicionário Priberam, emoção significa comoção, abalo moral, perturbação, um sentimento intenso. Cognitivamente, diz respeito ao conhecimento, então, emoção cognitiva é aquela que se sente e sabe-se definir o porquê de senti-la. A avaliação cognitiva é importante, pois através dela pode-se aprender a controlar uma determinada emoção.
A emoção também é estudada nos aspectos dainteligência, denominada como ‘inteligência emocional’. Este conceito é relativamente novo e ele se baseia na tese de que há um conjunto de habilidades cognitivas envolvidas no processamento de informações carregadas de afeto. Segundo Salovey e Mayer (1990), a inteligência emocional é definida como um conjunto de habilidades relacionadas à percepção, expressão e regulação das emoções em si mesmo e nos outros,e à utilização as emoções para motivar, planejar e atingir objetivos na vida.
Segundo Freitas Magalhães (2010), a emoção também apresenta uma base neural, onde é desencadeada e regulada por um sistema neuropsicofisiológico (Sistema límbico), no qual são gerados impulsos neurais que movem o organismo para a ação, para o movimento.
 
2 – AS BASES NEURAIS DAS EMOÇÕES
Franz Joseph Gall descreveu amorfologia do cérebro e das principais estruturas nervosas, o que facultou um significativo avanço na diferenciação de porções importantes do cérebro, caracterizando algumas de suas funções específicas, passando a ser conhecido como “o autor da verdadeira anatomia do cérebro”. O primeiro “mapeamento” das funções cerebrais foi proposto por Pierre Paul Broca, realizado a partir da observação depacientes com danos cerebrais. Broca identificou o lobo límbico (limbo = margem), o qual compreende um anel composto por um contínuo de estruturas corticais situadas na face medial e inferior do cérebro.
Substantivo avanço para a compreensão dos fenômenos neurobiológicos relacionados à emoção foi alcançado por Joseph Papez, anatomista estadunidense que deslocou o olhar de uma perspectiva de centrosemocionais, substituindo-a por uma concepção de sistema. De fato, inicialmente se acreditava que o lobo límbico descrito por Broca estaria relacionado ao olfato, mas Papez demonstrou que suas diferentes porções estavam unidas e coordenadas entre si, formando um circuito, o qual incluía o córtex cingulado, o hipocampo, o hipotálamo e os núcleos anteriores do tálamo.
Evidências experimentaispermitiram a revisão das estruturas pertencentes ao circuito proposto por Papez, surgindo, assim, o conceito de sistema límbico (SL) – retomando o termo criado por Broca ao descrever o lobo límbico, o qual envolveria as estruturas relacionadas às emoções. De acordo com Gazzaniga (2006), o Sistema límbico é ampliado em um circuito neural que juntos invocam um papel em diferentes tarefas emocionais, ondeé formado pelo hipocampo, hipotálamo, giro do cíngulo, amígdala, tálamo, núcleos somatossensorial e córtex orbitofrontal. Como lembra Barreto (2010), as informações passam pelo sistema límbico e paralímbico para adquirirem significado emocional, tendo as regiões do córtex frontal e pré-frontal relacionadas com a tomada de decisão e o processo de autonomia, além do complexo Córtex Órbito-Frontal(COF) / Córtex Pré-frontal (CPF), que mantém importante papel com outras estruturas responsáveis pela integração entre a emoção e a razão.
Todo esse sistema cerebral constitui as bases da emoção, que desempenha um papel importantíssimo nas negociações. Quando um negociador se vê dominado pela mesma, invariavelmente os resultados da negociação podem não ser os esperados para uma ou ambas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de vida.
  • Projeto de vida
  • Projeto de vida
  • Projeto de vida
  • projeto de vida
  • Projeto de vida
  • Projeto de vida
  • Projeto de vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!