Projeto de pesequisa

1556 palavras 7 páginas
Na contemporaneidade , a Educação de Jovens e adultos adquire um novo sentido. Há um intenso movimento de jovens e adultos voltando à sala de aula. Quem não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a Educação Básica, está procurando as instituições de ensino para completar seus estudos. Aqueles que não sabem ler e escrever pretendem ser alfabetizados. Os que já têm essas habilidades desejam adquirir outros saberes para que tenham chances no concorrido mercado de trabalho e sintam-se cidadãos responsáveis pelos destinos do país.
Fruto das práticas que vão se fazendo nos espaços que educam nas sociedades, esta concepção se produz em escolas, movimentos sociais, trabalho, práticas cotidianas. Assim desenvolvida, a EJA legitima-se por meio de ordenações jurídicas, de acordos, firmados e aprovados pelas instâncias de representação que conformam as normas da ordem social. Ao atrair o adulto para a escola, é preciso garantir que ele não a abandone. As altas taxas de evasão (menos de 30% concluem os cursos) têm origem no uso de material didático inadequado para a faixa etária, nos conteúdos sem significado, nas metodologias infantilizadas aplicadas por professores despreparados e em horários de aula que não respeitam a rotina de quem estuda e trabalha. Problemas como esses podem ser resolvidos quando o professor conhece as especificidades desse público e usa a realidade do aluno como eixo condutor das aprendizagens.
Ao longo da história, o uso político da educação, simbolizado pelo voto do analfabeto, sem o direito de saber ler e escrever sugere o modo como a educação vem sendo usada para fins eleitoreiros, a serviço de uma determinada ordem instituída, para continuar assegurando privilégios.
A escola não chegou a todos os brasileiros. Esta realidade possui uma longa história. Ela começa com o desapreço que nossos colonizadores ibéricos tinham para com a leitura e a escrita a ser dada aos habitantes

Relacionados

  • Energia através da lama
    304 palavras | 2 páginas
  • Aplicação do Endomarketing
    12142 palavras | 49 páginas
  • educacao
    15846 palavras | 64 páginas
  • título
    28231 palavras | 113 páginas