Projeto De Incentivo A LEITURA E A ESCRITA

Páginas: 10 (2490 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015
MC Bolinha: uma experiência de estímulo à leitura e à escrita.
Alexandro Lima Viana 1*, Samara Bezerra Xavier 2

1 Pós-graduado em Gestão e Coordenação Escolar, FTDR - Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro.
Escola Municipal de Tempo Integral José Carvalho.

2 Pós-graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará.
Escola Municipal Professor Francisco Maurício de Mattos Dourado.alexandro.viana@hotmail.com; samarabx@yahoo.com.br

Palavras-chave: Ludicidade. MC Bolinha. Leitura. Escrita. Aprendizagem.
Eixo Temático: ET3 - Alfabetização, leitura e escrita.

Resumo
O diagnóstico preliminar identificou a defasagem de 85% da turma nas competências leitora e escritora. Como forma de facilitar a aproximação dos alunos aos conteúdos linguísticos, foi utilizado um recursopedagógico lúdico.
Desta forma, apresentamos à turma a proposta de inserir um mascote, como forma de motivar a aprendizagem. A criação da identidade do personagem ficou por conta dos alunos que, em votação, o nomearam MC Bolinha.
A rotina da sala de aula foi planejada de forma a adaptar espaços e reservar tempo para a realização das atividades, inclusive com o empréstimo de livros e diversosgêneros textuais para leituras domiciliares. Os alunos foram incentivados, à medida em que avançavam. O principal prêmio consistiu na conquista do troféu: o smile, uma bola de borracha personalizada. Outro recurso de motivação utilizado foi a monitoria, que dava a condição aos estudantes que progrediam, de auxiliarem colegas com dificuldades.
O acompanhamento semanal foi feito com um instrumentalautoavaliativo, onde eram inseridos ícones com a simbologia de um smile, que poderia ter representação de um sorriso, em caso de avanço, ou fisionomia séria, no caso de evolução insatisfatória, em relação à leitura anterior.
O foco principal do projeto foi estabelecido em cima da aquisição da competência leitora, embora a produção escrita também tenha merecido destaque.
A avaliação foi sistemática,processual e contínua, ocorrendo semanalmente, o que possibilitou melhor acompanhamento e utilização de processo autoavaliativo.
Ao final, constatou-se a evolução dos alunos: facilmente perceptível na mudança de atitudes, nos relatos registrados e nos instrumentais produzidos.
Introdução
As mudanças nas perspectivas de ensino-aprendizagem da leitura e escrita se deram nos anos 1980 em váriospaíses, incluindo o Brasil, quando se começou a pensar sobre uma forma que pudesse superar os problemas do tradicional modo de ensino da alfabetização. O termo letramento começaria a partir daí a ganhar espaço, tornando-se uma alternativa aos métodos utilizados pela alfabetização, partindo do contexto em que os alunos estão inseridos. Assim considerando, a proposta de letramento possibilita umaaprendizagem significativa de modo a formar nos alunos a competência leitora, com habilidades para o uso social da escrita. De acordo com SOARES:
“Uma prática docente que integre as várias facetas, articulando a aquisição do sistema de escrita, que é favorecida por ensino direto, explícito e ordenado, aqui compreendido como sendo o processo de alfabetização, com o desenvolvimento de habilidades ecomportamentos de uso competente da língua escrita nas práticas sociais de leitura e de escrita, aqui compreendido como sendo o processo de letramento.” (2004, p. 22).


Esse domínio, é fundamental para as interações com o meio, e é responsabilidade da escola garantir o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania. A formação do aluno, deve torná-lo hábil para odesenvolvimento em todas as demais disciplinas, pois a “aptidão para contextualizar e integrar é uma qualidade fundamental da mente humana, que precisa ser desenvolvida, e não atrofiada.” MORIN (2003, p.16).
Os conhecimentos prévios dos alunos foram valorizados, bem como a expressão de suas competências. Ações colaborativas e a autonomia foram marcantes durante o processo. De acordo com os Parâmetros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de incentivo à leitura
  • Projeto de incentivo a leitura
  • PROJETO INCENTIVO LEITURA
  • Projeto incentivo a leitura
  • Projeto interdisciplinar: letrameto: incentivo a leitura e a escrita através do uso do liberal na escola
  • Oratoria como forma de Incentivo a Leitura e a Escrita
  • Projeto de Incentivo à leitura para Educação
  • Projeto de Incentivo a Leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!