PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA SENTARE MÓVEIS

1285 palavras 6 páginas
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE
DE VIDA NO TRABALHO EM EMPRESA PEQUENO PORTE

O Projeto será implantado em uma empresa de pequeno porte situada em Flores da Cunha – RS. O empreendimento está alinhado com as tendências mais atuais relativas ao atendimento das necessidades do mercado de
Cadeiras para Escritório.

Qualidade de Vida no Trabalho
A qualidade de vida no trabalho é um programa que facilita e satisfaz as necessidades do colaborador que desenvolve suas atividades, tendo como ideias que são mais produtivas se estiverem satisfeitas e envolvidas com o seu trabalho.

Programas de Qualidade de Vida
Os programas de qualidade de vida são formados com o intuito de melhorar o desempenho do trabalhador em suas atividades, auxiliando o cuidado com a saúde e o bem estar. Uma das características do PQV são a satisfação e a lucratividade, impactando positivamente no dia a dia das empresas.
Como o programa é amplamente difundido, percebese que será fundamental a implantação resultando em melhorias na empresa.

Diagnóstico do Problema
Foi identificado na empresa, um considerável nível de absenteísmo, um grau significativo de estresse, ausência de atividades físicas e hábitos alimentares inadequados, além de casos de colaboradores acima do peso adequado.

Forma de Avaliação
Foram avaliados os 30 funcionários da área administrativa e produtiva com idade média de 36 anos, conforme aplicação do Pentáculo do Bem Estar. O objetivo principal dessa pesquisa é avaliar a prática de atividades físicas, hábitos alimentares, comportamento preventivo, relacionamento social e controle de estresse.

Nutrição
Tabela 1. Questões sobre nutrição segundo o pentáculo do bem estar

Pergunta

Nunca Raramente Quase Sempre Sempre
(%)

(%)

(%)

(%)

40

22

20

18

42

30

18

10

34

27

19

20

A. Sua alimentação diária inclui ao menos
5 porções diárias de frutas e verduras?
B. Você evita

Relacionados