Sistema Reprodutor masculino

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Aparelho Reprodutor Masculino



O sistema ou aparelho reprodutor masculino humano é constituído pelos testículos ou gônadas, vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra; pênis, escroto, glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.



Anatomia:

Testículos: são as gônadas masculinas, estão localizados dentro de uma bolsa músculo-cutâneadenominada bolsa escrotal ou escroto. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos. Os testículos são considerados glândulas mistas, uma vez que produzem espermatozoides (espermatogênese) e na puberdade produzem também hormônios – testosterona- responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. A temperatura ótima para produção e armazenamento deespermatozoides é 35º C, razão pela qual os testículos não se localizam no interior do corpo humano. A temperatura corporal é em torno de 37º C.

Epidídimo: O epidídimo é uma estrutura em forma de C, constituída de cabeça, corpo e cauda, situada na margem posterior de cada testículo. É revestido internamente por um epitélio pseudo-estratificado, composto por células basais arredondadas e célulasprismáticas. Essas células se apoiam sobre uma membrana basal envolta por fibras musculares lisas e um tecido conjuntivo frouxo, rico em capilares sanguíneos. Além de atuar como via condutora de gametas também armazena espermatozoides até o momento da ejaculação. É no epidídimo que os espermatozoides sofrem a maturação durante seu desenvolvimento.

Ducto Deferente: Caracteriza-se por apresentar uma estreitaluz e parede espessa constituída por músculo liso. É revestido internamente por um epitélio pseudo-estratificado prismático com microvilos. A lâmina própria é de natureza conjuntiva, rica em fibras elásticas. Ao longo do ducto deferente e ligados a ele correm vasos e nervos que entram no testículo e saem dele. É a estrutura responsável pela condução do espermatozoide até o ducto ejaculatório.Ducto Ejaculatório: O ducto ejaculatório é formado pela junção do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal. O ducto ejaculatório também constitui via condutora de gametas, porém possui menor dimensão de calibre do que as demais vias condutoras de espermatozoides. Seu trajeto passa pelo interior da próstata.

Uretra: A uretra é um canal comum para eliminação de urina e para ejaculação.Possui cerca de 20 cm de comprimento, iniciando-se no óstio interno da uretra, na base da bexiga e com término no orifício externo da uretra, na glande do pênis. O canal da uretra pode ser dividido em três partes: uretra prostática, uretra membranosa e uretra peniana. A uretra prostática é a porção que perpassa pela próstata; a uretra membranosa percorre o assoalho da pelve e a uretra penianatranscorre pelo corpo esponjoso do pênis. Os túbulos e ductos dos testículos, o epidídimo, o ducto deferente, o ducto ejaculatório e a uretra constituem as vias condutoras de gametas, desde o local onde são produzidos, até as vias genitais femininas onde são eliminados.

Glândulas Anexas: são as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais. A função primordial das glândulas anexas éfacilitar a progressão dos espermatozóides nas vias genitais.

Vesículas seminais: são dois órgãos; cada um formado por um tubo de 15 cm de comprimento, intensamente enrolado sobre si mesmo. Situadas na parte posterior-inferior da bexiga. Em corte, esse órgão apresenta epitélio pseudo-estratificado prrismático, com células ricas em grânulos de secreção. A lâmina própria é rica em fibras elástica eenvolta por uma cama muscular lisa, constituida por duas lâminas: uma interna, de fibras circulares, e outra externa, de fibras longitudinais. A secreção da da vesícula seminal (sêmem), que é cumulada no interior dessa glândula, é eliminada na ejaculação graças à contração da musculatura lisa. Essa secreção contém proteínas e é rica em vitamina C e frutose, metabólicos importantes para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema reprodutor masculino
  • Sistema Reprodutor Masculino
  • Sistema Reprodutor Masculino
  • Sistema Reprodutor Masculino
  • Fisiologia do Sistema Reprodutor masculino
  • Sistema Reprodutor Masculino Anatomia
  • Sistema Reprodutor MASCULINO
  • Sistema reprodutor masculino e feminino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!