Projeto De Banco De Dados TDE 2 Livro P Gina 361 15

415 palavras 2 páginas
Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação, Superior de
2º TDE

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Projeto de banco de Dados
Data de Entrega: 26/03/2015

Professor(a): Luciene Motta

Aluno (a): Fellipe Teixeira

Livro Sistemas de Banco de Dados, 6ª Edição
Página 361 - Questão 15.19

Suponha que tenhamos os seguintes requisitos para um banco de dados de universidade, que é usado para registrar os históricos dos alunos:

a. A universidade registra o nome de cada aluno (Anome), o número do aluno (Anum), o numero do Cadastro de Pessoa Física (Cpf), o endereço moradia (Aendereco_mora), o endereço permanente (Aendereco_fixo) e telefone (Atelefone_fixo), data de nascimento (Datanasc), sexo (Sexo), tipo_aluno ('calouro', veterano',...,'graduado'), departamento principal (Dep_princ), departamento secundário (Dep_sec) (se houver) e programa de título (Titulacao) ('bacharel', 'mestrado', ..., 'doutorado'). Tanto Cpf quanto o número do aluno possuem valores únicos para cada um.

b. Cada departamento é descrito com um nome (Dnome), código de departamento (Dcodigo), número de escritório (Descritorio), telefone de escritório (Dtelefone) e faculdade (Dfaculdade). Tanto o nome quanto o código possuem valores únicos para cada departamento.

c. Cada disciplina tem um nome (Dnome), descrição (Ddesc) número (Dnum), número de horas semestrais (Credito), nível (Nivel) e departamento de oferta (Num_Dep). O número da disciplina é único para cada curso.

d. Cada turma tem um professor (Unome), semestre (Semestre), ano (Ano), disciplina (Disciplina_turma) e número de turma (Num_turma). O número de turma distingue diferentes turmas da mesma disciplina que são lecionadas durante o mesmo semestre/ano; seus valores são 1, 2, 3,..., até o numero total de turmas lecionadas durante cada semestre.

e. Um registro de nota refere-se a um aluno (Cpf), uma turma em particular e uma nota (Nota).

Crie um esquema de banco de dados relacional para essa

Relacionados

  • TecendoLiteratura Livro
    152067 palavras | 609 páginas