Projeto de atividades a serem desenvolvidos e aplicados por alunos do ensino fundamental II, na Feira das Nações promovida pelo Município Vale dos Pássaros

Páginas: 20 (4764 palavras) Publicado: 5 de julho de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
4a série




Projeto de atividades a serem desenvolvidos e aplicados por alunos do ensino fundamental II, na Feira das Nações promovida pelo Município Vale dos Pássaros



TAYNARA LEAO SEGURADO RA 7533592508



Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Língua Inglesa _ III eFormação da Literatura Brasileira”, do curso de Letras, sob orientação do Tutor EAD Nivaldo Barbosa






NITEROI/UNIPLI
2015
1.0 _ Introdução

A interação em sala de aula é primordial para que o aprendizado dos alunos se de forma prazerosa e completa, desde que o professor garante um embasamento teórico e pratico compatíveis com as demandas dos aprendizes.
De acordo com Campos, apud Tsui,1995,“A interação entre professores e alunos na sala de aula se constitui como um dos principais elementos no processo de ensino-aprendizagem, sendo que sua compreensão não apenas facilita este processo como também influi na sua qualidade.”
Exercitar a dialética em sala de aula faz com que o professor proponha um método de pensamento que é baseado nas contradições. O que acarreta no despertar dadiscussão, pesquisa para embasamento e catarse de conhecimento e soluções para problemas advindos do trabalho em equipe.
Segundo Piaget, apud La Taille, 1992 que afirma que “a inteligência humana somente se desenvolve no individuo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas.” Porem, há de se observar o contexto social em que o aluno está contido para que essainteração seja plena e benéfica para ambos os lados.
Portanto, este projeto, desenvolvido de forma empírica e baseada em análises de textos variados, propõe uma série de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. O intuito é propiciar a interação e a pesquisa em grupo, com o beneficio da apresentação pública ao final do período de pesquisa.
Os grupos pesquisarão variados assuntos ligados ahistoria do Brasil e do Canadá, serão orientados ao longo do período dos meses de pesquisa pelos professores responsáveis pelo projeto. Ao final apresentarão suas pesquisas na Feira das Nações na cidade de Vale dos Pássaros.











2.0_ Natureza da ação
A cidade de Vale dos Pássaros realiza anualmente em novembro, o evento Feira das Nações. A feira acontece no decorrer de três dias nopavilhão de eventos do município e esse ano conta com duas das maiores escolas da cidade.
A feira é composta por Organizações Não Governamentais, grupos religiosos, instituições filantrópicas e comunidade escolar trabalhando em conjunto para trazer atividades interativas e culturais aos moradores da cidade e regiões adjacentes.
Para os dois novos estandes que trarão como tema Brasil e Canada,propõe-se:
Recursos físicos: 2 estandes é de 10 m2 cada. Mesas e cadeiras de plástico. Material de apresentação e interatividade providos pelos grupos escolares de acordo coma natureza de cada ação.
Recursos financeiros: Provindos da Secretaria de Educação do Município arrecadado ao longo do ano.
Recurso pessoal: 2 pessoas- tutores no turno matutino (8:00 – 13:30), 2 pessoas no turno vespertino (13:30– 19:00) e 3 pessoas no período noturno (19:00 – 24:00). Os professores das escolas do município farão a rotação voluntária de atendimento nos 3 dias.
Carga horária: 48 horas dividas em 3 dias com 16 horas de feira.

3.0_ Desenvolvimento
As atividades serão apresentadas na feira através de pôsteres confeccionados por grupos de alunos divididos por temas. Para a confecção dos mesmos, os alunosdeverão dedicar-se a pesquisas utilizando-se de livros, revistas e internet.
Integrantes: Alunos do 9o e 8o anos do ensino fundamental 2;
100 alunos divididos em 3 temas. Separar os alunos em grupos de no máximo 5 integrantes.
Carga horaria: 8 meses (março a novembro) com um encontro mensal de 2 horas, fora do horário escolar. Total 16 horas;
Apresentação final dos pôsteres (cartolina): 01...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA ALUNOS SURDOS
  • A BIODIVERSIDADE E SUAS CONCEPÇÕES EM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II
  • A importancia da atividade ludica do ensino fundamental II
  • UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES RECREATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • ANALISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II
  • Educação ambiental: percepção dos alunos da escola pública e privada do município de esperança – pb no ensino fundamental...
  • PROJETO DE PRÁTICA DE ENSINO II SOBRE CULTURA A SER DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS DE FRUTAL
  • TECNOLOGIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!