Projeto ambiental inserido na engenharia da computção

1490 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho refere-se ao desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo nos últimos anos. Algumas pesquisas sobre o assunto foram feitas e verificamos que a consciência das grandes empresas, será fundamental para que o futuro do nosso planeta não seja prejudicado pelo avanço rápido das mais diversas formas de tecnologias.

1 – DESENVOLVIMENTO
1.1 - O AVANÇO RÁPIDO DA TECNOLOGIA
A tecnologia nos trouxe muitos avanços e muitas melhorias. Mas muita gente está criticando esse progresso, pois dizem que seu custo é muito alto: A nossa natureza. Os materiais tóxicos, não degradáveis e agressivos ao meio ambiente estão gradativamente aumentando com o passar dos anos. Grandes partes do gadgets são feitos com plásticos derivados do petróleo. Outra parte utiliza-se de baterias com produtos tóxicos, como o cadmio. Com toda essa tecnologia sendo desenvolvido, um grande problema veio junto, o lixo tecnológico. Um problema que tem que ser resolvido ou então iremos nos afogar nesses resíduos tecnológicos.
Pensando nisso, muitas empresas começaram a desenvolver produtos ecologicamente corretos. De forma a respeitar os três R’s da ecologia: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Podemos reduzir o consumo de materiais não ecológicos, fazer produtos mais resistentes ou não descartáveis para reutilizá-los e produzir menos lixo e reciclar os materiais – ao tornar novo algo que antes era velho ou se jogaria fora.

Figura 1: Ciclo dos 3’Rs
Fonte: (Portal Mundo Educação)

1.2 - FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Talvez a maior fonte de poluentes seja justamente a produção de eletricidade ou energia para rodar nossos equipamentos. Desde as usinas hidroelétricas amplamente utilizadas no Brasil, com seu alto impacto ambiental, até as pilhas e baterias utilizadas nos celulares, aparelhos de MP3, computadores, etc. Essas fontes de energia acabam por prejudicar o ambiente.
O chumbo é bastante utilizado em vários microchips, porém, ele é bastante tóxico não só

Relacionados