Projeto ambiental inserido na engenharia da computção

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014

INTRODUÇÃO
Este presente trabalho refere-se ao desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo nos últimos anos. Algumas pesquisas sobre o assunto foram feitas e verificamos que a consciência das grandes empresas, será fundamental para que o futuro do nosso planeta não seja prejudicado pelo avanço rápido das mais diversas formas de tecnologias.




1 – DESENVOLVIMENTO
1.1 - O AVANÇORÁPIDO DA TECNOLOGIA
A tecnologia nos trouxe muitos avanços e muitas melhorias. Mas muita gente está criticando esse progresso, pois dizem que seu custo é muito alto: A nossa natureza. Os materiais tóxicos, não degradáveis e agressivos ao meio ambiente estão gradativamente aumentando com o passar dos anos. Grandes partes do gadgets são feitos com plásticos derivados do petróleo. Outra parte utiliza-sede baterias com produtos tóxicos, como o cadmio. Com toda essa tecnologia sendo desenvolvido, um grande problema veio junto, o lixo tecnológico. Um problema que tem que ser resolvido ou então iremos nos afogar nesses resíduos tecnológicos.
Pensando nisso, muitas empresas começaram a desenvolver produtos ecologicamente corretos. De forma a respeitar os três R’s da ecologia: Reduzir, Reutilizar eReciclar. Podemos reduzir o consumo de materiais não ecológicos, fazer produtos mais resistentes ou não descartáveis para reutilizá-los e produzir menos lixo e reciclar os materiais – ao tornar novo algo que antes era velho ou se jogaria fora.

Figura 1: Ciclo dos 3’Rs
Fonte: (Portal Mundo Educação)

1.2 - FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Talvez a maior fonte de poluentes seja justamente aprodução de eletricidade ou energia para rodar nossos equipamentos. Desde as usinas hidroelétricas amplamente utilizadas no Brasil, com seu alto impacto ambiental, até as pilhas e baterias utilizadas nos celulares, aparelhos de MP3, computadores, etc. Essas fontes de energia acabam por prejudicar o ambiente.
O chumbo é bastante utilizado em vários microchips, porém, ele é bastante tóxico não só parao meio-ambiente, mas também para a nossa saúde: intoxicação por chumbo e mercúrio pode provocar degenerações neurológicas irreversíveis. Produzir equipamentos livres de chumbo ou de outros metais pesados evita, além de prevenir problemas de saúde, intoxicar também a natureza.
Uma forma de pensar na natureza é o desenvolvimento de computadores e equipamentos com menos material tóxico. Uma dasiniciativas veio da Intel em 2007 com a produção de chips com baixa utilização de chumbo. Essa proposta da Intel foi inclusive copiada por outras empresas, como a Sony, a qual passou a produzir também produtos sem o elemento. Uma gigante no mercado de aparelhos tecnológicos, a Aplle também utiliza-se de materiais com menos impactos ao meio ambiente. Substituíram elementos nocivos a natureza porelementos menos prejudiciais à natureza.
2 - MATÉRIAS PRIMAS RENOVÁVEIS
O petróleo e vários metais utilizados na produção de equipamentos eletrônicos possuem uma coisa em comum: não são renováveis. Em outras palavras, o material existe em quantidade finita na Terra.
Para evitar o desperdício e diminuir a produção de lixo devem-se utilizar materiais renováveis. Basicamente eles são feitos decompostos orgânicos, principalmente de derivados de plantas ou vegetais. Uma boa forma para utilizá-los é substituir as capas metálicas e plásticas dos aparelhos por esses derivados.
Uma iniciativa é a produção de celulares de madeira: é utilizada uma madeira resistente para evitar o uso de plástico. A empresa japonesa NTT Docomo já produziu seu modelo. Ele é feito de madeira de cipreste de áreas dereflorestamento do Japão, moldado com uma tecnologia elaborada pela Olympus, uma de suas parceiras. Esse aparelho não usa corantes nem tintas artificiais e a madeira mantém a propriedade natural de resistência a chuva e insetos.
Outra iniciativa é substituir o plástico que envolve laptops e monitores por bambu - material natural, leve e resistente. A ASUS já criou uma linha ecológica e a batizou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetos ambientais inseridos em diferentes ramos da engenharia “mecânica”
  • Projetos ambientais inseridos em diferentes ramos da engenharia mecânica
  • Projetos ambientais na engenharia mecanica
  • Projetos Ambientais MRV Engenharia
  • Projeto Pedagógico Engenharia Ambiental
  • engenharia ambiental
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!