Projetista

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Instituto Federal de Santa Catarina Campus Geraldo Wernighaus


Rodrigo Mafra 141002376-1 SOL CTM II Noturno




Processos de Soldagem MIG – MAG – TIG – Eletrodo revestido – Oxiacetilênico.





2014
Sumário
1.Introdução 3
2.Soldagem MIG/MAG 4
2.1.Histórico. 4
2.2.Conceito. 4
2.3.Aplicabilidade 5
3. Processo TIG 5
3.1.Histórico 5
3.2.Conceito 6
3.3.Aplicabilidade7
4.Eletrodo revestido (SMAW) 7
4.1.Histórico 7
4.2.Conceito 7
5.Oxigas (Oxiacetilênica) 8
5.1.Histórico 8
5.2.Conceito 8
5.3.Aplicabilidade 10
5.4. Apêndice. 10
6.Bibliografias 10
7.Conclusão. 10
Índice de figuras
Figura 1: Solda MIG/MAG. (1) Direção de trabalho, (2) Tubo de contato, (3) Arame consumível, (4) Gás de proteção, (5) Poça de fusão, (6) Solda solidificada, (7)Peça de Trabalho. 4
Figura 2: Desenho dos arquivos da patente de Russel Meredith 5
Figura 3: Desenho das tochas e eletrodos das patentes de Russel Meredith 5
Figura 4: Esquema gráfico demonstrando processo TIG (Tungstain Inert Gas) 6
Figura 5: União de metal base com processo TIG 6
Figura 6: Diagrama Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido 1.Revestimento de Fluxo 2.Vareta (Alma) 3.Gásde proteção 4.Poça de fusão 5.Metal base 6.Metal de solda 7.Escória solidificada 7
Figura 7: Desenho esquemático descrevendo a polaridade dos componentes envolvendo o processo de solda a arco com eletrodo revestido 8
Figura 8: União de barras por brasagem com metal de adição 9
Figura 9: Operador executando solda oxiacetilênica 9

1. Introdução

Este estudo tem por objetivo descrever osprocessos de soldagem MIG, MAG, TIG, Eletrodo revestido e Oxigas (Oxiacetilênico). Também pretende descrever algumas das aplicações mais comuns para estes processos.

2. Soldagem MIG/MAG
2.1. Histórico.

É um processo de solda nascido em meados dos anos de 1800. Ele foi desenvolvido inicialmente por Humphry Davy's1 que soldava com arco elétrico utilizando eletrodos de carbono e aperfeiçoadopor N.G. Slavianoff e C. L. Coffin (1890) que elaboraram o processo GMAW (Gas Metal Arc Welding) que evoluiu finalmente, para os atuais processos MIG (Metal Inactive Gas) e MAG (Metal Active Gas), nomenclaturas usadas para separá-los quanto a aplicabilidade.
2.2. Conceito.

O processo tem como base o arco elétrico, visa unir dois componentes2 utilizando um consumível3 fornecido por umalimentador contínuo, a poça de fusão é então protegida da atmosfera externa por um gás4 protetivo como supracitado. O fato de haver um alimentador no equipamento de soldagem torna o processo muito produtivo, fato este que popularizou o mesmo.
2.3. Aplicabilidade

O processo MAG é útil na soldagem de metais ferrosos enquanto o MIG se aplica a metais não ferrosos.
3. Processo TIG

3.1.Histórico
O processo TIG ou Heliarc® foi inventado pelo norte-americano Russell Meredith (Meridith & Northrop Aircraft) e patenteado pelo mesmo em 1941. Foi criado para atender algumas demandas da indústria aeroespacial pois havia grande necessidade de se produzir aeronaves mais leves. Mais tarde as patentes foram vendidas para a empresa Linde® e finalmente compradas pela ESAB®.


3.2. ConceitoEste processo TIG (Tungstain Inert Gas), tem origem comum aos processos MIG e MAG, tendo basicamente o mesmo conceito com exceção de algumas caraterísticas.
Enquanto no processo MIG ou MAG é utilizado metal de adição, neste isto não ocorre sempre. Não ocorre por que o eletrodo é de tungstênio e não se funde, e no caso de uniões onde o metal de base é muito fino não é utilizado metal de adição.Quando é necessário unir metais de base de maior espessura é necessário a utilização de varetas de metal de adição (4). Também a mesa onde se apoia o metal de base deve possuir uma carga que pode ser positiva ou negativa dependendo da configuração do processo.



3.3. Aplicabilidade

Devido ao excelente acabamento do cordão de solda este processo é usado em aplicações onde se exige uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetista
  • projetista
  • Projetista
  • PROJETISTA
  • PROJETISTA
  • Projetista
  • Projetista
  • Projetista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!