projetista

Páginas: 3 (709 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
– ESTUDOS HIDROLÓGICOS / HIDRAULICOS


– Introdução:

O Estudo Hidrológico Hidráulico da seção de vazão da ponte ferroviária sobre o Rio Cação (Itaguaí / RJ), foi elaborado levando-se emconsideração o Levantamento Topográfico realizado e as características climáticas, geotécnicas e geométricas da bacia de contribuição, assim como informações obtidas no local da obra em estudo e também dedados de maré da região. Este estudo teve por finalidade a obtenção do Nível d’água máximo de projeto para um tempo de recorrência de 100 anos, tendo como conseqüência a verificação e obtenção da cotamínima da face inferior da viga da ponte projetada.

– Dados Obtidos:

A área de drenagem contribuinte é de 8276ha, o comprimento do curso d’água é de 23,638km e o desnível entre o ponto maisalto da bacia até o local do estudo é de 980m.
A carta topográfica consultada foi a de Itaguaí, na escala 1:50.000 e o posto pluviométrico utilizado foi o de Coroa Grande (02243250 – ANA / CPRM) etambém o de Santa Cruz, da publicação “Chuvas Intensas no Brasil” de Otto Pfafstetter (1982), usado como posto de referencia, conforme Manual de Hidrologia Básica do DNIT e a IS-206 (IPR).
A ficha deidentificação do posto utilizado e o estudo estatístico com o calculo do fator de precipitação (FP) estão apresentados a seguir.








– Resultados:

O tempo de concentração foi obtidopela formula de “Kirpich”, conforme IS-206 do DNIT (IPR) e levando em consideração o cálculo da declividade equivalente, o que levou ao valor de 3,35 horas, conforme descrito no “Guia Pratico paraProjeto de Pequenas Obras Hidráulicas” (DAEE/SP).


O CN (Numero da Curva) foi calculado em função do tipo de solo e da cobertura vegetal da bacia, levando-se em consideração que a bacia esta emsolo tipo A, cobertura vegetal de mata ou bosque e com boa a pobre de retenção superficial, o que dá como resultado o valor de CN=35.
A descarga foi calculada pelo método do Hidrograma Triangular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetista
  • Projetista
  • PROJETISTA
  • Projetista
  • PROJETISTA
  • Projetista
  • Projetista
  • Projetista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!