Projetista

Páginas: 6 (1417 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2013
Os parâmetros relevantes na calibração de durômetros Shore A e D

Entre os materiais utilizados pela indústria encontram-se também a borracha e o plástico, sendo necessário garantir uma resistência adequada ao tipo de aplicação. Um tipo de instrumento para medir a dureza destes materiais é denominado durômetro Shore
José Leopoldo Leite, Luciane Maria Schroeder Badziak e Sueli Fischer BeckertA avaliação da dureza dos materiais é uma atividade antiga, decorrente da necessidade de saber a resistência que o material oferece. Com a crescente utilização de componentes plásticos e de borracha, tornou-se também necessária a avaliação da dureza nesses tipos de materiais. Entre os ensaios existentes, este artigo destaca o método apresentado na Norma American Society for Testing and MaterialsASTM D 2240 (2005). No entanto, para que esses ensaios possam ser realizados adequadamente, é indispensável a utilização de instrumentos de medição adequados, denominados durômetros. Analisando os certificados de calibração emitidos por diferentes laboratórios comerciais que realizam a calibração destes equipamentos, foram evidenciadas divergências nos parâmetros metrológicos avaliados.
A durezaShore pode ser definida como a resistência que a superfície do material oferece à penetração de um corpo de forma pré-determinada sob uma carga de compressão definida. A dureza é inversamente relacionada à penetração e depende do módulo de elasticidade e do comportamento viscoelástico do material (LOVISON; 2003). Os valores da dureza são obtidos em uma escala existente no durômetro (Figura 1) quevaria entre 0 e 100, sendo as durezas SHORE A e SHORE D as escalas mais comuns.
 
Figura 1 - Valor da dureza SHORE apresentada no indicador do instrumento
O ensaio de dureza pode ser realizado com auxílio de um suporte (Figura 2) conforme descrito a seguir:
a. colocar a massa-padrão na parte superior do suporte conforme o tipo de durômetro a ser utilizado. Para durômetros SHORE A, amassa-padrão é de 1kg e para o durômetro SHORE D, a massa-padrão é de 5kg;
b. fixar o durômetro no suporte, mantendo-o na posição vertical e centralizado;
c. colocar o corpo-de-prova na base do suporte, acionar a alavanca até o final de seu curso, mantendo-a pressionada pelo tempo de 1s. Realizar 5 medições em posições distintas no corpo-de-prova e calcular a média ou a mediana.
 
Figura 2 – Durômetrocom suporte
Também é possível realizar o ensaio manualmente, sem a utilização do suporte. Neste caso, no entanto, é esperada maior variabilidade entre as medições realizadas. De forma geral, é reconhecido que medidas da dureza abaixo de 20 e acima de 90 não são confiáveis, sendo então, recomendado que o instrumento não seja utilizado nessas indicações.
O durômetro é um aparato utilizado pararealizar a medição de dureza. No mercado podem ser encontrados durômetros de diferentes fabricantes, sendo necessário observar se eles atendem às características construtivas estabelecidas em documentos reconhecidos, tal como norma ASTM D 2240 (2005), submetendo-os à calibração periódica. As características relevantes do durômetro SHORE A e SHORE D a serem avaliadas durante a calibração estãoassociadas ao formato e ao comprimento do penetrador, como também a força exercida pela mola.
Em relação ao formato do penetrador, o tipo A possui uma base plana e o tipo D possui um formato pontiagudo, como pode ser observado na Figura 3.
 
Figura 3 - Formato e Dimensões do Penetrador
Fonte: Norma ASTM D 2240-05
No penetrador tipo A devem ser medidos o diâmetro da seção transversal e o ângulo daponta cônica. No penetrador tipo D devem ser avaliados o raio e o ângulo da ponta cônica. Normalmente são utilizados instrumentos ópticos para realização desta medição, com ampliação mínima de 20 x. Na realização da calibração ou na avaliação do certificado de calibração deve ser observado se as medidas obtidas estão de acordo com as especificações, sendo necessário também considerar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetista
  • projetista
  • Projetista
  • PROJETISTA
  • Projetista
  • PROJETISTA
  • Projetista
  • Projetista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!