Proiniter

Páginas: 10 (2298 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPPLY CHAIN MANAGMENT ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS.

SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. ·.

O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bom serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e acionistas.
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito daLogística Integrada. Enquanto a logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa uma integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final.
Na verdade o campo da logística evoluiu de um tratamento mais restrito, voltado para a distribuição física de matérias e bens, paraum escopo mais abrangente, em que se considera a cadeia de suprimentos como um todo e as atividades de compras, administração de matérias e distribuição.
SCM (Supply Chain Management, ou em português GCL, gestão da cadeia logística) aos instrumentos e métodos que visam melhorar e automatizar o abastecimento, reduzindo os stocks e os prazos de entrega. Fala-se assim de trabalho “em fluxo tenso”para caracterizar a redução ao máximo dos stocks em toda a cadeia de produção. 
Os instrumentos SCM apoiam-se nas informações de capacidade de produção presentes no sistema de informação da empresa para passar automaticamente ordens de encomendas. (Assim, os instrumentos SCM estão fortemente relacionados com o Software de Gestão Integrada) (ERP, Enterprise Resource Planning) da empresa. 
Asoperações logísticas são caracterizadas por sua extrema complexidade e pela necessidade de adaptações constantes às mudanças ambientais ocasionadas por diversos fatores externos ao controle das organizações.
Dessa forma, a logística traduz-se no novo grande desafio das empresas globais, como peça chave na sua engrenagem produtiva e comercial.
Apesar das atividades logísticas serem similares em todo oplaneta, o fator “local” pode influenciar fortemente o desempenho operacional das empresas, pois alguns elementos especiais precisam ser considerados em situações que envolvam duas ou mais nações.
A maior burocracia presente em processos de importação e exportação pode se transformar na necessidade de lead-times mais longa, o que compromete não só o desempenho, mas também pode afetarprejudicialmente acordos comerciais em cadeias de abastecimento construídas com foco na agilidade da operação logística.
As distâncias mais longas percorridas pelas mercadorias aumentam as possibilidades de danos ao produto, afinal, o tempo em trânsito é um momento crítico da logística. Nessa etapa os bens estão mais suscetíveis a avarias ou manuseios indevidos, e quanto mais tempo durar o momento entre apartida do produto e a sua chegada ao destino, maior o risco envolvido.
As questões sócio-culturais modificam o comportamento das pessoas, dificultando o controle do processo logístico e aumentando a ocorrência de imprevistos ocasionados pelas diferentes formas de comprometimento com a cadeia de abastecimento dos envolvidos.
E finalmente, a infraestrutura de cada nação afeta substancialmente acapacidade de obter-se o desempenho esperado, visto que deficiências estruturais podem resultar em atrasos ou até mesmo em impedimento para o cumprimento de prazos de entrega ou de outras condições baseadas em funções da logística. Um exemplo poderia ser a inexistência de condições para utilização dos modais de transporte adequados a um determinado produto, obrigando a empresa a adotar alternativasmais onerosas para cumprir seus compromissos, o que acarretaria na elevação dos custos logísticos totais.
Devemos lembrar ainda que há muito tempo a logística não se constitui apenas em uma atividade movimentação de cargas, sendo que fatores de desempenho (como custos e prazos) e de obtenção de vantagem competitiva se tornaram determinantes para a evolução dos processos envolvidos, e diante da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!