escola nova

Páginas: 20 (4892 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA





O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NOVA


Disciplina: Estudos Sócio Históricos e Culturais da Educação
Professor: Marcos Lima
Equipe: 04

Alunos: Bruno Castro da Silva
Bruno Mendes
Cristiano R. de França
Rafael Fialho
Silvoneudo Oliveira





Fortaleza/2006

O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DAESCOLA NOVA

1. Introdução

A Escola Nova representa o mais rigoroso movimento de renovação da educação depois da criação da escola publica burguesa.
A idéia de fundamentar o ato pedagógico na ação e na atividade da criança já vinha se formando a bastante tempo, desde a “escola alegre” de Vitorino de Feltre(1378 – 1446), mas foi somente no inicio do séc XX. que as idéias tomaram formasconcretas e conseqüências importantes sobre os sistemas educacionais e a mentalidade dos professores.
As idéias e praticas da Escola Nova expandiu-se em muitas partes do mundo, era o resultado de uma renovação geral que valorizava a auto formação e as atividades espontâneas das crianças.
A escola nova tinha como idéia teórica uma educação que se propunha como investigadora de mudança social e , aomesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança!

2. Origem da Escola Nova

A origem desta nova pedagogia foi na transição do final do século XIX para o inicio do século XX. Essas idéias tinham em comum o fato de terem sido, a principio, executadas em internatos situados no campo, onde a educação se misturava com a vida dos alunos. Tinha um grande incentivo à vida grupal (o quecondiz com um dos princípios já citados de Lourenço Filho: aprendizagem social). Estas escolas não tinham uma metodologia sistematizada: a ligação da educação à “vida” se fazia por ensaios empíricos. Inicialmente, estas escolas foram pensadas para crianças de 10 a 16 anos, mas logo experiências com crianças menores também foram feitas.



3. Pedagogia da Escola Nova

Não é fácil aprática perfeita da escola não é tarefa acessível a qualquer principiante
ou a mestre sem a necessária formação . a escola nova exige preparação cultural e técnica
muito cuidadosa. Pôr isso ,a preocupação fundamental da educação moderna deve ser a formação do mestre.
Possivelmente um dos maiores insultos em termos educacionais que se pode fazer hoje é dizer a um professor preocupado em exercersua função de que ele dá um curso tradicional. Acostumamo-nos a definir que “tradicional” (em certas feitas) é ofensivo. E ao mesmo tempo temos uma impressão melhor de ver uma classe onde os alunos estejam se mexendo, ou seja, uma aprendizagem ativa. E contrapomos este termo ao “ensino de giz e saliva”. Esta é a atualidade que se fundamentou a partir da Escola Nova.
Este é um dos braços dodesenvolvimento da Escola Nova, em que esta foi um movimento que quebrou e modelou os valores das escolas tradicionais. Mas antes de fazermos juízos de valores, precisamos ver o ponto de vista tradicional. Até que ponto a crítica que a Escola Nova fazia à educação tradicional era justa?
O que se pode entender por “métodos da escola tradicional”? Herbart, um dos principais sistematizadores da concepçãotradicional, sintetizou esses métodos em cinco passos formais:
1º Preparação do aluno;
2º Apresentação, pelo professor, do conhecimento a ser assimilado pelo aluno;
3º Assimilação deste novo conhecimento pelo aluno;
4º Generalização por parte do aluno, que deve identificar todos os fenômenos explicados pelo conhecimento recém-adquirido;
5º Aplicação pelo aluno do conhecimento adquirido emdiferentes situações. É o momento da chamada “transferência de conhecimento”.
São estes métodos que a grande maioria dos professores aplicam, bem ou mal. É preciso entender seus os seus efeitos e pressupostos para além dos “panos” a que freqüentemente são reduzidos.
George Snyders levanta alguns pontos quanto à confrontação dos alunos com os modelos, de acordo com a proposta tradicional:
a. Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola Nova
  • Escola Nova
  • escola nova
  • escola nova
  • escola nova
  • Escola Nova
  • Escola Nova
  • A escola Nova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!