programa 10s

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
O Programa 10S é um sistema de mudança “comportamental de hábito e atitudes” que permite criar um ambiente limpo, organizado, saudável onde o empregado sinta-se bem consigo mesmo e com os demais.
Trata-se de uma importante ferramenta para promover a organização e a melhoria do ambiente de trabalho.
O Programa é calcado em uma filosofia de práticas simples, que exige o comprometimento detodos. Promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.
É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e áreas de trabalho), procedimentos e atitudes.
O Programa 10S trabalha conceitos fundamentaisrelativos à formação e manutenção de hábitos essenciais à sobrevivência humana. Ele se desenvolve de forma divertida, organizada, participativa e agregadora, onde o bem está criado por meio da limpeza e organização do ambiente, gerando motivação para o trabalho e para melhoria das relações intra e inter-pessoais.
Aprende-se a compartilhar, respeitar, conviver com valores universais básicos na formação doser humano.
A utilização de técnicas de estimulo à cultura da qualidade desenvolvidas no Japão provocou diversas mudanças nas organizações brasileiras. O Programa 5S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas na melhoria da gestão. Para o significado ser bem entendido, e não perder o conceito dos “S” , foi colocada a palavra Senso no início de cada tradução para o português, ficando assimdefinidos: 1ºS Seiri (Senso de Utilização), 2ºS Seiton (Senso de Ordenação), 3ºS Seisoh (Senso de Limpeza), 4ºS Seiketsu (Senso de Saúde) e 5ºS Shitsuke (Senso de Autodisciplina). Posteriormente foram lançados outros 3(três) Sensos: 6ºS Shikari Yaro (Senso de Determinação e União), 7ºS Shido (Senso de Aprendizado e Treinamento) e 8ºS Setsuyaku (Senso de Economia e Combate aos Desperdícios). Em umartigo de revista, do qual se perdeu o original, apareceu a sugestão de se adotar um Senso de Princípios Morais e Éticos, que a TQM – Técnicas de Qualidade e Marketing Ltda.(www.tqm.com.br), passou a utilizar em seus trabalhos de consultoria como sendo o 9º S - Shisei Rinri. O engenheiro José Ailton Baptista da Silva, fundador e consultor sênior da empresa TQM, fez a proposição do 10ºS Sekinin Shakai(Senso de Responsabilidade Social), chegando assim ao Programa 10S.
SEIRI - Senso de Utilização 2. SEITON - Senso de Ordenação 3. SEISOH - Senso de Limpeza 4. SEIKETSU - Senso de Saúde 5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina 6. SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União 7. SHIDO – Senso de Treinamento 8. SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios 9. SHISEI RINRI – Senso dosPrincípios Morais e Éticos 10. SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social
1º - Senso de Utilização (SEIRI)
Tem como objetivo, “separar por grau, tipo ou tamanho”. O ponto chave é saber o que seria essencial estar presente naquele ambiente de trabalho, eliminando tudo o que não agrega valor, utilizando todos os recursos disponíveis, evitando o excesso, desperdícios e má utilização.
Benefícios:maior senso de organização e economia reaproveitando o que está disponível, aumento da produtividade das pessoas envolvidas, menos riscos de acidentes no local de trabalho, evita compras desnecessárias e combate a burocracia.
2º - Senso de Ordenação (SEITON)
Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza é ter o que é necessário na quantidade certa, na hora e localadequados.
Benefícios: reduz tempo de busca do que se precisa, diminui a necessidade de controle de estoque, facilita a movimentação interna, aumenta a produtividade racionalizando o trabalho e diminuindo o cansaço físico e mental.
3º - Senso de Limpeza (SEISOH)
Este terceiro senso visa a limpeza, não basta varrer tirando o pó e a sujeira, é importante que cada um após utilizar um equipamento, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa 10s
  • programa 10s
  • PROGRAMA 10S
  • Programa 10s
  • Programa dos 10S
  • Programa 10s
  • Programa 10s
  • programa 10s

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!