quimica

Páginas: 2 (487 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
Introdução
Os átomos de carbono possuem a capacidade de se agrupar formando estruturas, essa capacidade é a principal responsável pela existência de milhões de compostos orgânicos. Cadeiacarbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas.Os compostos orgânicos, que compõem a maioria das substâncias ao nosso redor e até mesmo dentro de nós, sãoformados por diferentes tipos de cadeias carbônicas. O tipo de cada cadeia é que determinará.
Segundo o fechamento da cadeia
Aberta , Acílica ou Alifática: São aquelas cadeias carbônicas que possuemduas ou mais extremidades livres, ou seja, não possuem nenhum ciclo. O encadeamento dos átomos não sofre nenhum fechamento.
Exemplo:

Fechada ou Cíclica : Não há nenhuma extremidade, isto é,forma-se um ciclo, núcleo ou anel, pois há o encadeamento dos átomos de carbono.
Exemplo:

Cadeias aromáticas: Quando são formadas por pelo menos um anel benzênico. De acordo com o número de anéisbenzênicos que apresentam, essas cadeias se subdividem em:
Cadeias aromáticas mononucleares– formadas por um único anel benzênico.Exemplo:

Cadeias aromáticas polinucleares– formadas por mais de umanel benzênico, que se subdividem em:Polinucleares isolados – quando os anéis não apresentam átomos de carbono em comum;
Exemplo:

Polinucleares condensados– quando existem átomos de carbono em comumnos áneis.
Exemplos:

Cadeias alicíclicas ou não aromáticas – quando a cadeia fechada não apresenta o anel benzênico.
Exemplo:

Cadeia mista é aquela cadeia que possui pelo menos uma parte emque os átomos não estão encadeados (ou seja, fechados), e a outra parte é fechada.
Exemplo:

Segundo o arranjo dos átomos
♦ Cadeia carbônica normal – quando a cadeia segue apenas uma sequência esó aparecem carbonos primários e secundários;
Exemplo:

Cadeia carbônica ramificada – quando se formam prolongamentos na cadeia, que são chamados de ramos ou ramificações. Nesse tipo de cadeia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!