Prog E F2003ciencias

1293 palavras 6 páginas
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIAS

Caro(a) candidato(a)
O estudo das Ciências torna-se cada vez mais significativo, não só pelas grandes descobertas que continuamente os pesquisadores fazem a respeito dos “mistérios da vida”, assim como sobre a história dos seres vivos no planeta Terra, mas também porque o mundo atual está envolvido com questões ambientais de grande importância, que vêm afetando a vida de todos, independente de onde vivam, se próximo ou longe dos lugares em que os problemas ambientais localizadamente acontecem. Queimadas, desmatamentos, lixo, escassez de água, buraco na camada de ozônio, efeito estufa, contaminação da água, do solo e do ar por agentes químicos, caça e pesca predatórias, doenças que ressurgem e que custam a ser controladas, novas epidemias são temas do nosso cotidiano. Observe que todos os tópicos aqui abordados afetam não apenas o ambiente como também a todos os seres vivos que dele fazem parte.
É necessário, portanto, um novo olhar ao estudar Ciências. É importante identificar as grandes divisões do mundo vivo com suas principais características, reconhecer a importância das suas relações recíprocas e com o meio ambiente (Ecologia) e conhecer mais sobre o solo, a água, o ar e as substâncias químicas que compõem o meio ambiente.
É importante, também, o estudo do protagonista de toda esta história: o homem. É preciso entendê-lo como ser biológico com suas características anatômicas e fisiológicas próprias (corpo humano) e como agente de relação e de transformação no meio onde vive, que pode contribuir de modo inteligente para a preservação das espécies, do meio ambiente e para uma melhor qualidade de vida no planeta para todos os seres vivos.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros

Relacionados