Profissiografia do Médico Veterinário

829 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO

O Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (DTIPOA) oferece uma formação focada no acompanhamento dos processos de produção e no controle de qualidade de produtos de origem animal. Nesse cenário, a função do médico veterinário é assegurar a sanidade dos produtos de origem animal como carnes, o leite e seus derivados, os ovos, o mel e o pescado. Através de um controle higiênico-sanitário e tecnológico, os profissionais participam de todo o processo de elaboração, beneficiamento e processamento, inspecionando os animais, os estabelecimentos, e os produtos finais.

1. INSPEÇÃO DE CARNES
Professor Tadeu Chaves Figueiredo
O professor iniciou a aula falando um pouco sobre a cadeia produtiva da carne bovina e sobre como o Brasil se insere nesta cadeia, apresentando dados e comentando sobre.
A cadeia produtiva da carne bovina movimentou 167,5 bilhões de reais em 2009. O rebanho brasileiro gira em torno de 208 milhões de cabeças, sendo que destas, 48,3 milhões são destinadas ao abate, sendo que os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul detiveram a maior quantidade de abate estadual em 2013. O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina, perdendo apenas para os EUA e seguido pela União Européia, e é o maior exportador, seguido pela Austrália e EUA. O abate de aves também merece destaque no Brasil e vem crescendo cada vez mais. O nosso país já é o 3º maior produtor e o maior exportador de carne de aves.
A atuação dos médicos veterinários nas indústrias de alimento é uma atividade pouco conhecida na sociedade, porém prevista em lei. Eles são os responsáveis por toda a cadeia de produção, cuidando da origem da matéria prima, aditivos alimentares consumidos pelos animais, asseguramento da higiene em todas as fases do processamento, rotulagem de alimentos, vigilância sanitária, além de possuir conhecimento na legislação relacionada aos alimentos, legislação trabalhista e responsabilidade ambiental.
O profissional, nessa

Relacionados

  • Relatório: Introdução à Vigilância em Saúde
    2737 palavras | 11 páginas
  • Legislação aplicada
    31900 palavras | 128 páginas
  • noçoes de direito
    45242 palavras | 181 páginas