professor

Páginas: 6 (1396 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Texto Expositivo-Argumentativo

O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valorizaa capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida. Consente, por isso, apossibilidade de se polemizarem torno de uma questão e de se recorrer a outros referentes como suporte da estratégia de argumentação.
texto expositivo‐argumentativo deve evidenciar uma análise crítica epessoal, fundada numa gestão adequada e num uso pertinentes relativos ao autor, à obra, ao movimento ou ao período em consideração.
Esta tipologia procura defender uma tese, apresentando dados eobservações que a confirmem.Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa do tema. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e expressão de argumentos, éconstituído por uma ideia principal confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida. Consente, por isso, a possibilidade de se polemizar em torno de uma questão e de se recorrer a outrosreferentes como suporte daestratégia de argumentação.
Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema.
Convém, na construção do texto, ser concreto eobjetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.
Desde a antiguidade, a filosofia e a políticarecorreram à argumentação,discutindo e aduzindo razões para fazerem valer as suas ideias e opiniões. Os sofistas eram mestres da fala; Sócrates ouvia e apresentava objeção aos argumentos; Aristóteles diziaque se conhecer era formar proposições (afirmações), tornava-se necessário examinar os modos como elas eram construídas; através de "silogismos" (raciocínios) procurava encadear as proposições...
Diferenças entre o textoexpositivo explicativo e o texto expositivo argumentativo
Muito obrigado pelas observações que têm apresentado neste espaço. Sinto-me orgulhoso as saber que este blog está a constituir-se num espaço de troca de impressões sobre alguns conteúdos das matérias escolares, na disciplina de português. Estou satisfeito, pois, a ideia principal é que estes pequenos artigos ajudem.



Relativamente àsdiferenças básicas entre os Textos Expositivos Explicativos e os T. E. Argumentativos podemos mencionar os seguintes:

1 - O objectivo com que os dois tipos de textos são produzidos: o expositivo argumentativo é feito para apresentar um ponto de vista do seu autor, com o objectivo de atrair a adesão de quem o lê, ou seja, visa influenciar o outro a mudar de atitude ou assumir uma determinada posição,enquanto o expositivo explicativo, visa basicamente a transmissão de saberes (conhecimentos), ou seja, fazer saber;

2 - O texto argumentativo é subjectivo (dado que expressa a opinião do seu autor); e o texto explicativo é objectivo(nele apenas interessa a explicação clara dos factos/conceitos);

3 - No texto argumentativo usa-se predominantemente verbos na primeira pessoa, expressões quevisam convencer,... e no texto explicativo recorre-se ao uso da terceira pessoa (estratégia de apagamento do sujeito autor do seu discurso) e usam-se expressões que explicitam os termos/conceitos já usados.
 
Contudo, casos há em que a estrutura do texto explicativo é usada para apoiar o discurso argumentativo e vice-versa. Este facto mostra que estes tipos de textos não são completamenteisolados e, vezes há, que a fronteira entre os dois tipos não é estanque.
Portanto, as três características acima apontadas podem ser usadas como um recurso importante para identificar a tipologia textual.
 
Há uma quarta característica que, por vezes, passa desprecebida: O TÍTULO. Isso mesmo, o título de um texto expositivo explicativo, geralmente, identifica o tema. Pode ser convertido numa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • professor
  • professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!