utilitarismo

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Utilitarismo
O utilitarismo é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e másquando tendem a promover o oposto da felicidade.
Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade debem-estar (Princípio do bem-estar máximo).
Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa.É concebido como um critério geral de moralidade, pode e deve ser aplicadas tanto às ações individuais, quanto às decisões políticas, tanto no domínio econômico, quanto nosdomínios sociais ou judiciários.
Um tipo de ética normativa segundo a qual uma ação é moralmente correta se tende a promover a felicidade e condenável se tende a produzir a infelicidade, considerada não apenas afelicidade do agente da ação mas também a de todos afetados por ela, rejeita o egoísmo, opondo-se a que o indivíduo deva perseguir os seus próprios interesses, mesmo às custas dos outros, e se opõe tambéma qualquer teoria ética que considere ações ou tipos de atos como certos ou errados independentemente das consequências que eles possam ter.
Assim, difere-se radicalmente das teorias éticas quefazem o caráter de bom ou mal de uma ação depender do motivo do agente porque, de acordo com o Utilitarismo, é possível que uma coisa boa venha a resultar de uma má motivação no indivíduo.
Bentham foifundador do utilitarismo, sugeriu uma forma de quantificar a utilidade em 7 critérios: Intensidade, Duração, Certeza, Proximidade, Fecundidade, Pureza, Extensão. Stuart Mill constatou desde cedo comas ideias de Jeremy Bentham, atribuiu maior importância aos prazeres ligados ao espírito e aos sentimentos nobres da amizade, da honestidade, do amor, etc. São estes prazeres que permitem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Utilitarismo
  • Utilitarismo
  • Utilitarismo
  • utilitarismo
  • Utilitarismo
  • Utilitarismo
  • Utilitarismo
  • Utilitarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!