PROFESSOR

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
Professor: Josué Jorge Cruz

Resenha Crítica

Objetivo: Identificar as características da resenha crítica.1. A resenha crítica ou crítica simplesmente é um texto argumentativo publicado em jornais, revistas e em sites especializados cuja finalidade é avaliar criticamente umdeterminado objeto cultural de natureza artística diversa: livro, CD, peça de teatro, pintura, série de televisão, novela, filme, desfile de moda, entre outras várias produções, a fim de orientar oleitor acerca das qualidades e/ou defeitos da obra. Também pode ser produzida em ambiente acadêmico para sintetizar o conteúdo de determinado gênero textual (ensaio, artigo, monografia, capítulo, parte delivros etc.). Qual é o objeto cultural analisado no texto em questão e a que tipo de arte ele pertence?
2. Apesar de apresentar formato mais ou menos livre, adequado ao veículo e ao público-leitor,a resenha crítica segue a estrutura convencional dos textos argumentativos com algumas peculiaridades. Dados técnicos da obra (título, autor, editora, ano de publicação), breve informação sobre oautor, contextualização da tradição em que o objeto se insere, exposição sintética do conteúdo e comentário crítico sobre a qualidade da produção. Observando o primeiro parágrafo, responda:
a) Como oautor contextualizou a obra do diretor Joe Wright?
b) Qual a opinião do crítico sobre o filme Anna Karenina ?
3. No segundo parágrafo, o crítico passa a explicar as técnicas usadas no filme paracontar a história.
a) Com que finalidade o diretor concentrou os cenários da trama entre o palco, a plateia e os bastidores de um grande teatro?
b) De acordo com o crítico, qual é o resultado dotrabalho do roteirista Tom Stoppard na criação da técnica narrativa?
c) Em qual área, o diretor parece estar mais à vontade? Essa constatação é positiva ou um tanto pejorativa? Por quê?
4. A partir do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • professor
  • professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!