Produção de alface consorciado com rabanete, com diferentes dose de compostagem e torta de mamona

3833 palavras 16 páginas
Produção de alface consorciado com rabanete, com diferentes dose de compostagem e torta de mamona
Francielly Quiteria G. Alves1, Eriksen Patric Silva Soares2, Raquel Sobral3, Angela Divina Duarte de Melo 4, Herlys de Araújo Prates 5, Marusa Rodrigues Rocha6 e Wagner Ferreira da Mota 7.
Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Avenida Reinaldo Viana, 2.630. Caixa Postal 91. Bico da Pedra -39440-000 Janaúba - MG - Brasil.
1 - franciellyquiteria@yahoo.com.br, 2 eriksenpatric@yahoo.com.br, –3 – raquelsobra@yahoo.com.br, 4 – angeladuarte@norteline.com, 5 – herlys.prates@emater.mg.gov.br, 6 – marusarocha@bol.com.br, 7 – Wagner.mota@unimontes.br.

Resumo - Objetivou-se no presente trabalho verificar a influência de diferentes doses de composto orgânico e de torta de mamona no desempenho da alface e de rabanete . O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com três tratamentos e três repetições, os tratamentos foram constituídos da aplicação de 20; 40 e 60 t ha-1 de composto orgânico, 1,4, 2,0, 2,6 t ha-1 mais um controle, sem adição de fertilizante. As características avaliadas da alface foi a produtividade, diâmetro, comprimento, peso de Raíz, peso do caule, numero de folhas não comerciais, numero de folhas comerciais, massa fresca e seca das folhas, caule e raiz. E as avaliações feitas no rabanete foram: pH, acidez total titulável, teor de sólidos solúveis totais, firmeza,diâmetro e comprimento. As doses de composto orgânico influenciaram significativamente na produtividade de alface diâmetro e comprimento de frutos, seguindo um modelo cúbico, onde a dose de 20 t ha-1 proporcionou melhores resultados. As dosagens de torta de mamona estabelecidas nos tratamentos foram adequadas para o estudo, induzindo aumentos significativos na produção com as dosagens iniciais, atingindo um ponto de máxima. Diante dos resultados, pode-se concluir que, o uso de 2000 kg ha-1 de torta de mamona aplicada em pré-plantio, proporciona aumento no diâmetro e comprimento

Relacionados

  • agricultura orgânica - defensivos alternativos
    7891 palavras | 32 páginas
  • alimentação
    17021 palavras | 69 páginas
  • Cultivo Protegido de Hortali as em Solo hellip
    120416 palavras | 482 páginas