producao_414_201212051834228e9c

4051 palavras 17 páginas
“A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO
DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO”
AUTOR
SONIA MARA THATER ROMERO
INSTITUIÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRACÃO
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

1.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

No mundo turbulento e de mudanças rápidas em que estamos inseridos, as organizações necessitam do investimento no capital humano como uma das únicas formas de garantir a sobrevivência.
As instituições só alcançam seus objetivos pela participação e atuação eficaz das pessoas, por isso, o
Processo de avaliação de Desempenho é uma ferramenta que possibilita avaliar o alcance dos objetivos das organizações. O docente de graduação tem uma responsabilidade impar, ele forma integralmente o profissional que atuará no contexto organizacional do século XXI.
Por esta razão, a capacitação e avaliação docente têm um relevante significado, na medida em que serve como instrumento eficaz para o aprimoramento do desempenho. Como parte de um processo contínuo e sistêmico, busca o aumento da qualidade do ensino superior, como meta maior.
Os padrões de Desempenho Esperado demonstram o perfil desejado do desempenho docente na instituição, embasando tecnicamente a tomada de decisões e evitando erros de julgamentos empíricos e préconcebidos.
Um padrão tecnicamente definido, torna a instituição consciente de suas deficiências e de seus pontos fortes, preparando-a para Planos de Ações globais e novos desafios que buscam a capacitação eficaz de seus recursos humanos.
O processo assentado em Padrões de Desempenho Esperado, lida, praticamente, com a avaliação por objetivos, passível de resultados explícitos e mensuráveis, que propiciam a retroalimentação de todo o Sistema.
A Avaliação de Desempenho Docente, tecnicamente elaborada, fornece uma série de subsídios para decisões posteriores, como por exemplo;
a)

Melhoria do Desempenho – Na medida em que possuímos informações que

Relacionados